Gestão trabalha para ampliar a quantidade de quilômetros de ciclovias implantadas na Capital

172

Ciclofaixa Thiago. RR 13.07 (2)

A busca por uma mobilidade urbana sustentável tem sido constante na gestão municipal. Melhorias da malha viária no perímetro urbano, (operações tapa-buracos e recapeamento), melhorias das calçadas e também no transporte coletivo e a implantação de mais 24 km de ciclovias comprovam que Palmas esta no caminho certo. As ciclovias têm se mostrado uma alternativa barata e viável ao uso dos automóveis e por isso a Prefeitura trabalha na construção de mais 95 km de ciclovias distribuídas em diversas regiões da Capital.

 

Palmas tem investido em calçadas acessíveis e em ciclovias. Recentemente, a Prefeitura entregou mais um trecho no acesso à Praia da Graciosa e assim vai sendo construída essa imensa teia de circulação de ciclistas interligando importantes pontos da cidade. “O número de ciclistas tem aumentado diariamente e o município, ao realizar obras, já os insere no planejamento, para que toda a rede de mobilidade seja contemplada”, explica a arquiteta e especialista em Mobilidade, Joseísa Furtado.

 

O estudante Thyago Dutra, de 16 anos, é um dos usuários das ciclovias de Palmas. Apaixonado por esportes Thyago, que também é skatista, pedala pelas ruas e avenidas de Palmas diariamente e diz que não perde a oportunidade de usar as ciclovias. “Quando eu uso estas pistas eu me sinto mais tranquilo, pois sei que esse espaço é só para nós ciclistas, não há uma competição por espaço com os carros e os ônibus e isso é muito bom”, diz o adolescente.

 

 

Os trechos da cidade onde já existem ciclovias são: 24 km de ciclovias, distribuídos pela cidade, que ligam as regiões Norte e Sul ao Centro de Palmas, sendo o primeiro trecho na Avenida Teotônio Segurado, entre a Ulbra e a Av. I, Aureny III; e os demais, nas avenidas LO-04 (saindo da Praça da Árvore), NS-02, LO-12, NS-01, LO-13 e NS-04.  O segundo trecho fica entre as avenidas LO-13 e NS-01, onde a Avenida LO-13 (saindo da Defensoria Pública) é ligada à Avenida NS-01, cruzando a Avenida Teotônio Segurado.

 

Em obras

 

Além dessas interligações, novos trechos de ciclovias estão em obras nas avenidas JK, NS-15 e LO-05, com extensão de 6,654 km, os quais também serão interligados à Avenida NS-01. “Com essas interligações, torna-se possível, por exemplo, um passeio por ciclovias desde o Parque Cesamar à Praia da Graciosa, num percurso de 12, 845 km”, destaca Joseísa Furtado.

 

A arquiteta destaca que o Município sabe da importância das ciclovias e por isso trabalha com foco em expandir esse circuito exclusivo para ciclistas. “Considerando, portanto, os trechos existentes, os trechos em obras e os previstos para ser construídos com captação de recursos já em andamento, Palmas caminha para um total de 130 km de ciclovias”.

Sua opinião é muito importante: