Agricultura:Tocantins realiza seminário sobre oleaginosas para agricultores familiares em Santa Rosa

54
Girassol - foto Manoel Junior
(Manoel Junior)

A Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) juntamente com a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, ligada a Casa Civil, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Prefeitura de Santa Rosa realizam o seminário “Capacitação de Técnicos Regionais e Municipais em Cadeias Produtivas de Oleaginosas: com foco na agricultura familiar”. O seminário ocorre nesta quinta e sexta-feira, 14 e 15, no auditório da Câmara Municipal de Santa Rosa, região Sudeste do Estado.

O evento tem como objetivo fomentar os sistemas produtivos de culturas oleaginosas (amendoim, soja, girassol, gergelim, macaúba, etc..), por meio da capacitação dos técnicos que dão assistência aos agricultores familiares com foco na produção de biodiesel. A capacitação visa, ainda, a ampliação de qualificação dos polos de produção de biodiesel.

De acordo com o gerente de Agroenergia e Florestas da Seagro, Carlos Carreira, essa é uma ação que busca reforçar o incentivo a produção de biodiesel, capacitando técnicos extensionistas ligados à agricultura familiar. “A intenção é transferir as tecnologias aos pequenos produtores com informações sobre os programas de produção do biodiesel, incentivando o aumento da produção de culturas que são matéria-prima para produção de biodiesel, e assim, agregar valor, processando seu produto e aumentando sua renda”, argumentou.

Conteúdo

Na programação, quinta-feira, dia 14, constam palestras relacionadas a: Programa Nacional de Produção de Biodiesel (PNPB) e do Selo Combustível Social; A importância da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) para o desenvolvimento do Polo de Produção de Biodiesel; apresentação dos programas de agricultura familiar e de adesão ao PNPB desenvolvido pela Granol; associativismo e cooperativismo na agricultura familiar e cadeia produtiva da soja com foco na produção de biodiesel.

Na sexta-feira, 15, ocorrem palestras sobre: cadeias produtivas do algodão, amendoim, gergelim e macaúba com foco na produção de óleo e processamento de oleaginosa para produção de biodiesel.

Participação

No seminário participam técnicos do Estado (Seagro e Ruraltins) e de 11 prefeituras municipais, alunos do curso de mestrado em Agroenergia da Universidade Federal do Tocantins (UFT). E ainda, representantes do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), UnitinsAgro,  sistema Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) e Granol.

Sua opinião é muito importante: