Especial Gazeta: Furacões podem atingir o Tocantins? Saiba detalhes!

993

Brener Nunes

Tornado_Palmas
(Print retirado de vídeo do Youtube)

Furacão. Talvez a palavra mais temida do momento. Harvey, Irma, José e Katia, foram as maiores estrelas das últimas semanas. Os dois primeiros devastaram parte do Texas e da Flórida, deixando centenas de mortos e feridos e milhões de dólares de prejuízo. Mas o Tocantins? Está livre dos furacões? Sim. Mas não dos tornados.

De acordo com o meteorologista José Luís Cabral, tornados são bastante observados no Brasil e já aconteceram no Tocantins.  O único ciclone tropical (furacão) que passou por aqui foi o Furacão Catarina, em 2004, em Santa Catarina.

Questionado em relação aos fortes ventos que acontecem na Capital todas as manhãs, o meteorologista diz que está longe de ser parecido com um fenômeno grandioso como um tornado. “Os ventos são causados por um sistema atmosférico na costa brasileira que condiciona ao fluxo de vento adentro do continente. Diferença da temperatura entre a costa do Brasil e o Brasil central”, explica.

Sobre o motivo de ser quase impossível um furacão ou ciclone chegar ao Tocantins, Cabral diz que, como os furacões nascem no oceano, ele não teria força para cruzar o território nacional e chegar ao Tocantins.

No dia 27 de agosto deste ano, um redemoinho, nome popular do tornado aqui no Brasil, foi filmado por uma família enquanto transitava na TO-050, entre Palmas e Porto Nacional. Em 2011, um tornado foi filmado em Paraíso do Tocantins. Assista ao vídeo aqui. E outro tornado foi visto em Palmas, em maio de 2012. Assista aqui.

Sua opinião é muito importante: