Alô Pequi: maioria dos atendimentos via aplicativo é para reparo na iluminação

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Foto: Regiane Rocha
Foto: Regiane Rocha

Texto: Fernanda Mendonça

Os moradores de Palmas têm nas mãos uma ferramenta para melhorar ainda mais a cidade e facilitar o acesso aos serviços públicos, diminuindo assim a burocracia: o aplicativo Alô Pequi. Nele podem ser solicitadas ações de roçagem, tapa-buracos, reparos na iluminação pública, poda de árvores, recolhimento de animais mortos, galhada e entulho. Vale ressaltar que apenas demandas em locais públicos serão atendidas.

O engenheiro mecânico Flávio Zanata Tomé Sombra, que usa o aplicativo desde 2015, ano da sua criação, avalia positivamente os serviços oferecidos com destaque para o tempo de resposta. “Já usei várias vezes e em todas fui atendido. A maioria das solicitações foi relacionada à iluminação pública, como substituição de lâmpadas em postes. Recentemente solicitei a recuperação da pavimentação do asfalto em frente ao residencial que eu moro, na Arso 102, e em menos de 10 dias foi realizado o serviço”, garantiu.

Ainda de acordo com o engenheiro, o Alô Pequi facilita não só o atendimento ao cidadão, mas também é uma boa ferramenta de gestão. “Dá agilidade nas execuções dos serviços, deixando uma imagem boa para administração. Inclusive já recomendei aos amigos e até mesmo ao prefeito da minha cidade natal, Itapipoca no Ceará, para copiar essa ferramenta de administração”, afirmou.

Quem também aderiu ao Alô Pequi foi a supervisora de apoio administrativo Marilia Sávia, que decidiu baixar o aplicativo para solicitar reparos no asfalto na rua da sua casa, na Arso 102. “Achei bem fácil de usar e tive minha solicitação atendida em um bom prazo. Como vi a eficiência do aplicativo, indiquei para amigos.”

 

Números do Alô Pequi

O Alô Pequi recebe demandas via telefone pelo Resolve Palmas e direto no aplicativo, que são encaminhadas para a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos. Desde que foi implantado, em agosto de 2015, o Alô Pequi registrou, até 23 de agosto deste ano, data do último balanço, 3.727 chamados atendimentos dentro do prazo, que vai de 15 a 20 dias.

No topo das solicitações está o de reparo na iluminação pública com 1.835 chamados, seguido do recolhimento de galhadas com 696 e em terceiro ficaram os pedidos de tapa-buracos, com 512. A roçagem contabilizou 327 solicitações devidamente finalizadas; a poda de árvores registrou 245 chamados; o recolhimento de entulhos com 72 e, por fim, a retirada de animais mortos de vias públicas, com 40 chamados.

Até a tarde da última quarta-feira, 14, estavam em aberto aguardando o atendimento 13 chamados, sendo 11 para reparos na malha asfáltica e dois para recolhimento de galhadas.

 

Como usar?

Para acessar o aplicativo, basta baixá-lo pelas lojas virtuais de aplicativo disponíveis para as versões dos sistemas IOS, Windows Phone, Android. Na sequência, a pessoa deve realizar um cadastro com nome, CPF, email e senha. O sistema permite abrir uma solicitação e acompanhar a execução do serviço por meio de imagens do “antes” e “depois”.

Caso o cidadão não disponha de smartphone, poderá entrar em contato com a Central Alô Pequi pelos telefones 3234-0059, 3234-0060, 3234-0061, 3234-0062.

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