Alerta para chuvas e ventos fortes neste final de semana no Estado

O final de semana deve ser de chuvas intensas em várias regiões do Tocantins. Um alerta emitido para o estado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê ventos de até 60 km/h e chuvas entre 20 e 30 milímetros, podendo chover até 50 mm. O alerta teve início neste sábado (12) e vai até domingo (13).

Conforme o instituto, há perigo potencial com risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de arvores e alagamentos. O alerta foi dado também para os estados da região centro-oeste do Brasil.

Palmas
Na capital, foram registrados 31 mm de chuva durante a madrugada e parte da manhã. A previsão é 40 mm para o sábado, volume previsto para quatro dias de chuva. Até o momento não há registros de ocorrências relacionadas à chuva, segundo os bombeiros.

O Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues chegou a ser fechado no início da manhã para decolagens, mas voltou a operar normalmente em pouco tempo e não houve prejuízos na operação para os passageiros. Segundo a Infraero, agora opera no visual e está aberto para pousos e decolagens.

No norte do estado, Araguaína já registrou 20 mm. Em Pedro Afonso, região central, 42 milímetros caíram, segundo o Núcleo de Meteorologia da Unitins.

O Inmet também deu algumas orientações: não se abrigar debaixo de árvores, pois há riscos de quedas; desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia; revise a resistência das casas, principalmente o madeiramento de apoio do telhado; não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, pois há risco de queda pelo vento.

Sua opinião é muito importante: