Brasil está entre os passaportes mais poderosos do mundo

(Divulgação)

Por Marco Aurélio Jacob

Para viajar mundo afora e entrar em nos países estrangeiros é preciso passar pela burocracia de fazer o passaporte e muitas vezes tem que entrar em processos muito burocráticos para tirar o chamado visto, que é a autorização formal para entrar no país desejado.

Um dos mais complicados países para visitar e “tirar” o visto é os EUA, que exige diversos documentos, inclusive imposto de renda atualizado, assim como entrevista individual agendada em alguns dos poucos consulados espalhados pelo Brasil. E o custo, conseguindo o visto ou não fica a cargo de quem está tentando.

Guichê para entrevista individual no Consulado dos EUA de São Paulo
Guichê para entrevista individual no Consulado dos EUA de São Paulo

Quase uma humilhação ter que provar que não tem interesse em abandonar o Brasil para morar nos EUA. Tentadora ou não esta opção, estamos a falar do contrário neste ranking:

Que ilustra quais países, através dos seus passaportes, precisam, alias, não precisam de visto para ingressar em outros países.

Esta liberdade foi consolidada por cada país e diversos fatores interferiram neste processo. Mas a ação da diplomacia e um acordo entre cada um destes países foi elaborado para que não seja necessário o visto.

A Alemanha lidera a lista de isenção de vistos, com permissão para entrada em 158 países em precisar da parte burocrática do visto.

Mas mesmo sem visto, podem haver outras formas de autorização e mesmo taxas a serem pagas para ingressar em cada país. Vale a pena SE IMFORMAR MUITO BEM antes de viajar para qualquer destino estrangeiro.

Na outra ponta do ranking, em ultimo lugar, está o passaporte Afegão, que tem entrada livre em apenas 23 países. Confira a lista complete em www.passportindex.org

Os blocos econômicos, como a União Europeia, para alguns países da Europa, a Alca, para os países da América do Norte, e o Mercosul, para alguns países da América do Sul, dispensam o uso do Passaporte e, consequentemente do visto, permitindo o acesso apenas com a Identidade pessoal válida, no caso do Brasil, emitida em até 10 anos.

Confira abaixo os primeiros colocados no ranking dos passaportes mais poderosos do mundo.

1 – Alemanha (158 países que pode entrar sem Visto)

2 – Suécia e Singapura (157)

3 – Dinamarca, Finlândia, França, Espanha, Suíça, Noruega, Estados Unidos e Reino Unido (156)

4 – Itália, Holanda, Bélgica, Áustria, Luxemburgo, Portugal, Suíça, Coreia do Sul e Japão (155)

5 – Malásia, Irlanda e Canadá (154)

6 – Grécia, Nova Zelândia e Austrália  (153)

7 – Islândia (152)

8 – República Tcheca (151)

9 – Malta e Hungria (150)

10 – Lituânia e Polônia (149)

14 – Brasil e Mônaco (143)

Sua opinião é muito importante: