Palmas é considerada a 28ª melhor cidade do Brasil para morar

Foto Divulgação/Internet

 

PALMAS 1

Uma pesquisa recente da empresa de consultoria Macroplan elegeu quais são as 100 melhores cidades brasileiras para morar. Analisando as cidades mais populosas do país – todas com mais de 266 mil habitantes –, os critérios considerados foram educação, economia, gestão, saneamento, saúde, segurança e transparência fiscal.

 

Na lista, a cidade de Maringá (PR) ficou em primeiro lugar. “A primeira posição no ranking não foi uma surpresa. Afinal, a cidade tem indicadores muito equilibrados em quase todos os setores”, contou Glaucio Neves, diretor da consultoria, de acordo com a publicação do ArchDaily.

 

Piracicaba, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Franca, todas em São Paulo, aparecem nas posições seguintes. O estado dominou o restante do ranking, aparecendo 26 vezes. No quesito regiões, a Sudeste é a que mais aparece na lista, com um total de 49 cidades – oito delas estão entre as dez melhores.

 

Entre as capitais, quase todas estão presentes. Curitiba (PR), aparece em nono lugar e Florianópolis (SC) ocupa a 17ª posição. Já Vitória (ES), Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP) ficam em 19ª, 20ª e 21ª, respectivamente.

 

A capital caçula do Brasil foi a única cidade do Tocantins a entrar no ranking, ficando na frente de cidades como Rio de Janeiro (RJ) 41ª e Goiânia (GO) 43ª.

 

A cidade

 

Inaugurada em 20 de maio de 1989 e instalada em 1º de janeiro de 1990, a cidade está cravada na exuberante paisagem do cerrado, no coração do Brasil. É conhecida como a Capital das Oportunidades. Esta máxima se ancora em um projeto de desenvolvimento sustentável onde o meio ambiente e homem estão no centro de estudo. A cidade é dotada de um ecossistema de grande beleza cênica com parques urbanos, jardins e áreas verdes estrategicamente projetadas.

Além de sua arquitetura arrojada, Palmas conta com um lago formado pela UHE Luis Eduardo Magalhães, com 8 Km de largura, onde podem ser praticados diversos esportes náuticos.

Aqui, com a participação de cidadãos de todos os Estados brasileiros, criamos uma cidade de braços abertos para todos que chegam para trabalhar e viver. Essa gente é a força que alavanca a cidade, dona de uma rica diversidade cultural, que a cada dia recebe mais infraestrutura e diversidade seus serviços.

A cidade é propícia ao desenvolvimento do turismo de negócios e eventos e ao ecoturismo. Localizada a 805 km de Brasília-DF é servida pelas principais companhias áreas.

A Capital do Tocantins é a última cidade brasileira planejada do século 20. Possui uma arquitetura arrojada, com avenidas largas, dotadas de completo trabalho paisagístico e divisão urbanística caracterizada por grandes quadras comerciais e residenciais.

Sua beleza, aliada ao caráter progressista, ajudou a atrair para a mais nova capital brasileiros de todos os estados. O baixo índice de violência (Palmas é a segunda capital mais segura do País em proporção de homicídios, segundo o Ipea) e a qualidade de vida também apontou positivamente neste sentido.

Palmas está localizada no coração do Brasil e é via obrigatória de acesso entre as regiões Norte e Sul do País. Pela Capital e entorno passam os grandes projetos estruturantes como a Ferrovia Norte Sul, hidrovia Araguaia-Tocantins e a BR-153, que será duplicada.

 

Taquaruçu

 

A apenas 30 Km do centro da cidade, o distrito de Taquaruçu é um refúgio para quem quer clima serrano em Palmas. São mais de 80 cachoeiras e estrutura adequada para receber os visitantes.

TAQUARUCU

Além da tranqüilidade, o distrito é bastante procurado pelos praticantes de esportes radicais, como rapel, pois conta com cachoeiras como a do Roncador, com 70 metros, ideais para a prática da atividade.

 

Praias

 

Outra opção bastante procurada é a Ilha do Canela. Propriedade particular, a Ilha fica a 3 Km da margem direita da Capital, possui uma extensão de 45 mil metros quadrados e uma área de banho de 9 mil metros quadrados. Para chegar ao local o visitante deve procurar um barco na marina da praia da Graciosa.

graciosa

A Praia da Graciosa é a principal praia da cidade e conta com estrutura para receber turistas e moradores. São 520 metros de orla que comportam bares e restaurantes, quadras de esporte, marina com atracadouro, píer e vista para a Ponte da Amizade, de 8 Km de comprimento.

Com uma estrutura moderna, a Graciosa serve também, como ponto de realização de eventos culturais, esportivos e de lazer. Pra dar sorte, os palmenses sempre passam a virada de ano no local, aproveitando o show de fogos de artifício e apresentações artísticas. Um programa imperdível e assistir ao pôr- do- sol no lago.

 

Confira, abaixo, as 100 melhores cidades brasileiras para morar:

 

  1. Maringá, PR
  2. Piracicaba, SP
  3. São José do Rio Preto, SP
  4. São José dos Campos, SP
  5. Franca, SP
  6. Campinas, SP
  7. Jundiaí, SP
  8. Limeira, SP
  9. Curitiba, PR
  10. Sorocaba, SP
  11. Ribeirão Preto, SP
  12. Taubaté, SP
  13. Santos, SP
  14. São Bernardo do Campo, SP
  15. Londrina, PR
  16. Uberlândia, MG
  17. Florianópolis, SC
  18. Cascavel, PR
  19. Vitória, ES
  20. Belo Horizonte, MG
  21. São Paulo, SP
  22. Santo André, SP
  23. Montes Claros, MG
  24. Uberaba, MG
  25. Niterói, RJ
  26. Mauá, SP
  27. Blumenau, SC
  28. Palmas, TO
  29. Suzano, SP
  30. Taboão da Serra, SP
  31. Caxias do Sul, RS
  32. Diadema, SP
  33. Joinville, SC
  34. Campo Grande, MS
  35. Mogi das Cruzes, SP
  36. Betim, MG
  37. Ponta Grossa, PR
  38. Bauru, SP
  39. Contagem, MG
  40. Praia Grande, SP
  41. Rio de Janeiro, RJ
  42. Santa Maria, RS
  43. Goiânia, GO
  44. Porto Alegre, RS
  45. Petrolina, PE
  46. Guarulhos, SP
  47. Osasco, SP
  48. Juiz de Fora, MG
  49. Campina Grande, PB
  50. São José dos Pinhais, PR
  51. Petrópolis, RJ
  52. Boa Vista, RR
  53. Carapicuíba, SP
  54. São Vicente, SP
  55. Governador Valadares, MG
  56. Vila Velha, ES
  57. Serra, ES
  58. João Pessoa, PB
  59. Cuiabá, MT
  60. Guarujá, SP
  61. Campos dos Goytacazes, RJ
  62. Fortaleza, CE
  63. Vitória da Conquista, BA
  64. Anápolis, GO
  65. Mossoró, RN
  66. Ribeirão das Neves, MG
  67. Salvador, BA
  68. Caruaru, PE
  69. Juazeiro do Norte, CE
  70. Itaquaquecetuba, SP
  71. Recife, PE
  72. Natal, RN
  73. Pelotas, RS
  74. Teresina, PI
  75. Caucaia, CE
  76. Cariacica, ES
  77. Rio Branco, AC
  78. Manaus, AM
  79. Gravataí, RS
  80. Canoas, RS
  81. Olinda, PE
  82. Aracaju, SE
  83. Camaçari, BA
  84. Feira de Santana, BA
  85. São Luís, MA
  86. Paulista, PE
  87. Aparecida de Goiânia, GO
  88. Santarém, PA
  89. Belém, PA
  90. São Gonçalo, RJ
  91. Jaboatão dos Guararapes, PE
  92. Várzea Grande, MT
  93. Maceió, AL
  94. Porto Velho, RO
  95. São João de Meriti, RJ
  96. Duque de Caxias, RJ
  97. Nova Iguaçu, RJ
  98. Macapá, AP
  99. Belford Roxo, RJ
  100. Ananindeua, PA

 

Sua opinião é muito importante: