Turismo: Conheça os principais pontos para visitar no Tocantins

(Foto: Monique Renne)

Texto: Nielcem Fernandes

Edição: Brener Nunes

O mais novo Estado da Federação, localizado na região central do país, é repleto de belezas naturais que atraem os turistas brasileiros e estrangeiros. Apesar da pouca idade, o Tocantins oferece boa estrutura para receber os visitantes. Destacam-se duas regiões dentro do território tocantinense com significativo potencial para o ecoturismo e o turismo de aventura: os polos turísticos Encantos do Jalapão e serras e lagos.

Serras e Lagos

Juntos os municípios de Palmas, Lajeado, Porto Nacional e Paraíso do Tocantins formam o polo turístico Serras e Lago. Dentro dos 8.228.32 km² os turistas podem visitar várias unidades de conservação de proteção integral e de uso sustentável como o Parque Estadual do Lajeado, Área de Proteção Ambiental (APA) Serra do Lajeado, Área de Proteção Ambiental do Lago de Palmas, APA Serra do Estrondo, Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Sitio Ecológico Monte Santo, RPPN Bela Vista.

(Foto: Nielcem Fernandes)
(Foto: Nielcem Fernandes)

A capital Palmas, com seus parques urbanos, áreas verdes e as praias perenes, é o principal destino dos turistas que buscam se refugiar de uma das principais características do Tocantins: o calor intenso. O lago formado pela construção da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães, com 172 km de extensão é um excelente local para a prática de esportes náuticos e pesca esportiva.

(Foto: Nielcem Fernandes)
(Foto: Nielcem Fernandes)

A serra do Lajeado é outro ponto turístico bastante visitado pelos adeptos do turismo ecológico e ecoturismo de aventura. Entre as atividades mais realizadas pelos visitantes, podemos destacar o rapel e a tirolesa, prática comum nas mais de 80 cachoeiras catalogadas no distrito de Taquaruçu localizado à 35 KM de Palmas. Na serra do Lajeado, nos arredores da capital, o turista também pode contratar instrutores para fazer um voo de parapente e vislumbrar do alto as belezas da cidade.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)


Encantos do Jalapão

A região do Jalapão figura entre os principais atrativos do Norte do Brasil, quando o assunto é o ecoturismo e turismo de aventura onde. A paisagem com características únicas, constroem o cenário único de rara beleza. Os 34 mil km² são compostos de uma mescla de cerrado, chapadões, serras e dunas, e para completar, inúmeros rios de águas abundantes, formam praias e cachoeiras, uma configuração perfeita para a prática de esportes como o rafting, a canoagem, o rapel e trilhas a pé ou de bicicleta. Apesar da baixa densidade demográfica, as cidades de Mateiros, Novo Acordo, Ponte Alta do Tocantins e São Félix do Tocantins já dispõe de boa estrutura para receber os turistas de dentro e fora do país.

(Foto: Pé na Estrada)
(Foto: Pé na Estrada)

Os atrativos mais procurados estão a Cachoeira da Velha, uma enorme queda d’água em forma de ferradura de aproximadamente 100 metros de largura e 15 metros de altura; as Dunas, cartão postal do Jalapão, que chegam a 40 metros de altura; os Povoados do Mumbuca e Prata, comunidades remanescentes de quilombos; a Serra do Espírito Santo; a Cachoeira da Formiga, e os Fervedouros, com suas águas transparentes, nas quais não é impossível afundar.

(Foto: Monique Renne)
(Foto: Monique Renne)

Para manter a preservação desse paraíso natural, vários instrumentos de conservação estão instalados na região, como o Parque Estadual do Jalapão, o Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba; a Estação Ecológica da Serra Geral do Tocantins; a Área de Preservação Ambiental (APA) Serra da Tabatinga; e a Área de Proteção Ambiental (APA) Jalapão.

(Foto: Monique Renne)
(Foto: Monique Renne)

Como Chegar

Mateiros

Pela TO-255, partindo de Ponte Alta do Tocantins a Mateiros. Outra opção é pela TO-030, de Palmas a São Felix do Tocantins conectando-se então, com a TO-110, distante 341 km de Palmas.

São Felix de Tocantins

O principal acesso é feito pela TO-030 com ponto de origem em Novo Acordo. A outra opção é a TO-110, por Mateiros. Possui pista de pouso coberta com cascalho, de 800 metros de comprimento. A distância rodoviária de Palmas é de 286 km.

Novo Acordo

Pela TO-020 que interliga Novo Acordo com Aparecida do Rio Negro e, a partir daí, com a capital Palmas e pela TO-030 que interliga com Santa Tereza do Tocantins e Taquaruçu. Possui pista de pouso com aproximadamente 1,2km de comprimento. Distante 133km de Palmas.

Com informações da Secretaria Estadual de Turismo

 

 

Sua opinião é muito importante: