Vídeo: Catástrofe Ambiental assola a Ilha do Bananal e extermina animais silvestres

Catástrofe ambiental devido as queimadas na Ilha do Bananal
Catástrofe ambiental devido as queimadas na Ilha do Bananal
Catástrofe ambiental devido as queimadas na Ilha do Bananal

Nas ultimas 24 horas um vídeo alarmante viraliza na internet, são animais mortos e outros agonizando disputando os últimos espaços de umidade na lama da misericórdia. Imagens de Sidney Oliveira da Silva/IBAMA:

Jaracés, vacas e um bezerro resgatado são os personagens que dão o alerta para a situação que a pecuária e a prática de queimadas como manejo do solo para pastagens e “abrir” áreas Brasil afora podem fazer e impactar.

Não são poucas mortes de homens e de animais registradas por queimadas, tanto no Brasil quanto ao redor do mundo. Muitas mortes foram registradas nas ultimas semanas em Portugal e nos Estados Unidos.  Mas mesmo assim muitos ignoram os perigos e continuam com as práticas criminosas de uso do fogo.

Entenda o caso

A Gazeta falou com Gabriel Zacharias, Coordenador Nacional do Prevfogo – IBAMA, que confirmou que as imagens foram registradas em um lago dentro da Ilha do Bananal, na região Sul da Ilha. Os técnicos do IBAMA descobriram o lago ao fazer uma ronda com objetivo de mapear as consequências das recentes queimadas criminosas.

Crime Ambiental: Queimadas para "abrir pasto" ilegal na Ilha do Bananal
Crime Ambiental: Queimadas para “abrir pasto” ilegal na Ilha do Bananal

Gabriel alerta que as queimadas são efetuadas para renovação de pastagem de forma irregular, pois é uma área indígena e a prática da pecuária e de queimadas normalmente são efetuadas por não indígenas que invadiram a reserva e levaram o gado de forma irregular e fazem uso indevido das terras associada a crimes contra o patrimônio e crimes ambientais com fogo e desmatamento, causando desastres ambientais como este registrado em vídeo.

Toda a Ilha do Bananal é considerada pela constituição federal como terra da união, sendo o maior complexo de reservas existente no estado do Tocantins.

Ilha do Bananal - A maior Ilha Fluvial do Mundo - Tocantins - Brasil
Ilha do Bananal – A maior Ilha Fluvial do Mundo – Tocantins – Brasil

Desde 2012 as queimadas já são um problema conforme a Gazeta apurou: o presidente da Agência de Defesa Sanitária do Tocantins da época já alertava: “Mesmo enfrentando dificuldades causadas pelo excesso de queimadas na região, os técnicos estão dando andamento aos trabalhos. ‘O fogo que castiga a Ilha dispersa os animais que são criados soltos e atrapalha nosso acesso aos retiros”, diz o diretor de Defesa, Inspeção e Sanidade Animal da Adapec, João Eduardo Pinto Pires’.”

Pecuária Ilegal da Ilha do Bananal

O vídeo foi o primeiro registro deste porte já feito por técnicos do IBAMA, segundo o Coordenador do Prevfogo: “nesse nível, com este tanto de jacarés, nunca foi visto”, diz ao acrescentar que “A presença e a pratica do uso do fogo sem um controle adequado são causadores desta e de tantas tragédias que vemos ano a ano na região, é necessário uma mudança de hábitos para que a Ilha do Bananal possa continuar sendo usufruída pelos moradores e visitada por turistas”, aborda preocupado com o cenário.

As queimadas assolam a Ilha do Bananal
As queimadas assolam a Ilha do Bananal

Questionado sobre a associação entre a falta de chuva e a relação com as queimadas, Gabriel esclarece: “A redução das florestas implica na redução de água disponível, isso preocupa muito, o fogo expõe o solo que é carreado para os rios diminuindo a quantidade hídrica e facilitando a propagação do fogo, que direta e indiretamente afetam a disponibilidade de água nas regiões.”

A Gazeta soltou esta semana um estudo sobre as projeções alarmantes de redução da quantidade de chuvas para os próximos meses.  Com base na ultima quinzena, temos a menor projeção de chuvas dos últimos 30 anos confira a matéria.

Crime Ambiental

De acordo com o Artigo 250 do Código Penal, queimar qualquer coisa em ambiente aberto é considerado crime, além de causar problemas à saúde e uma poluição absurda. O Código Penal nomeia crimes como as queimadas de “crimes contra a incolumidade pública”, veja o que o Código Penal diz sobre esse assunto:

Art. 250: Causar incêndio, expondo a perigo a vida, a integridade física ou o patrimônio de outrem.

Pena: reclusão, de 3 (três) a 6 (seis) anos, e multa.

Confira a lei na integra. 

Por Marco Aurélio Jacob

Sua opinião é muito importante: