Mais leitos de UTI: Hospital terá primeira unidade de AVC privada do Tocantins

Até o início de fevereiro deste ano serão inaugurados mais 12 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva Adulta no Hospital Oswaldo Cruz, em Palmas, que atualmente conta com apenas 10 vagas. Em função da grande demanda no hospital, que é referência na Capital, a obra foi iniciada pela Intensicare, gestora das UTIs, no mês de dezembro e ao final viabilizará o funcionamento de 22 leitos aos pacientes do hospital, mais que dobrando a sua capacidade atual.

GEDSC DIGITAL CAMERA

Segundo a gerente da UTI, Erika Quiel, no Oswaldo Cruz havia 10 leitos de UTI Adulto e 10 de UTI Pediátrica. Estes últimos serão reconstruídos e darão espaço a mais 12 novos leitos destinados a pacientes adultos.

“A ampliação se dará em duas etapas, visto que não deixaremos de ofertar o serviço. Assim, inicialmente reconstruiremos a unidade Pediátrica, e só iniciaremos a reforma onde já existe a unidade Adulto quando essa reconstrução estiver finalizada e com possibilidade de receber pacientes”, ressalta Erika.

De acordo com a gerente, o Hospital Oswaldo Cruz, juntamente com a Intensicare, são pioneiros em atendimento de alta complexidade. Os moradores do Estado já possuem vínculo com a unidade, o que faz com que a demanda de leitos de UTI neste hospital seja muito alta. Além disso, ressalta que parte desses novos leitos serão dedicados ao atendimento de pacientes cardiovasculares com ênfase em AVC (acidente vascular cerebral) e IAM (infarto agudo do miocárdio).

“O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma das maiores causas de morte e incapacidade adquirida em todo o mundo. A ampliação da UTI transformará nossa unidade na primeira unidade de AVC privada do Tocantins, com o objetivo de reduzir a morbimortalidade por AVC no Estado, melhorar a efetividade do atendimento em pacientes com suspeita e diagnóstico médico de AVC, além de ampliar a oferta de leitos hospitalares”, informou Erika Quiel. Ainda conforme a gerente, “os novos leitos terão layout inovador, mais moderno e com novos equipamentos”, explica.

Sua opinião é muito importante: