Alagamentos causam estragos e prejuízos nas lavouras no sudoeste do Estado

(Thiago Sá / Governo do Tocantins)

Com proposta de avaliar as perdas nas lavouras desenvolvidas na região sudoeste do Tocantins consequente do alagamento provocado pelo prolongamento do período chuvoso, a Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) vem realizando, desde o inicio de fevereiro, ações a fim de verificar a extensão do problema e fazer um levantamento das lavouras atingidas, especialmente os municípios de Formoso do Araguaia, Lagoa da Confusão e Pium.

Nesse sentido o subsecretário da Seagro, Ronison Parente, participou na última segunda-feira, 20, de um sobrevoo na região das áreas inundadas e disse que o acompanhamento da situação já vem sendo realizado desde o inicio do mês de fevereiro, pro meio de reuniões com produtores rurais das regiões afetadas e autoridades locais e estaduais para avaliar a situação e tomar decisões que possam ajudar a minimizar as perdas.

“Uma equipe da Seagro, juntamente com servidores de outras pastas do Governo, está durante esta semana na região para avaliar os prejuízos e produzir um relatório que informará sobre a situação geral, além de orientar na formalização das ações cabíveis”, destacou o subsecretario. Informou também que depois de concluído, o levantamento será levado ao conhecimento do Governo do Tocantins para que sejam tomadas as medidas necessárias.

Sobre os danos causados nas estradas que estão prejudicando o escoamento da produção, o subsecretario informou que num primeiro momento foram enviadas máquinas e profissionais da engenharia para permitir o acesso às áreas atingidas possibilitando o escoamento da produção.

(Thiago Sá / Governo do Tocantins)

Sua opinião é muito importante: