Estudante tocantinense cria aplicativo que pode ajudar no aprendizado de matemática

0
2107
Divulgação UFT

O estudante do ultimo ano do curso de Matemática do Campus da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Arraias, Denilson Araújo Campos, apresentou em sua defesa de trabalho de conclusão de curso (TCC) um aplicativo (app) para o sistema Android (usado em celulares smartphones) com o objetivo de auxiliar os alunos do nono (9º) ano do Ensino Fundamental para utilizar as fórmulas do Teorema de Pitágoras, fórmula de Bhaskara e cálculo de algumas áreas de figuras planas.

Foto: Lea Coimbra Silva / Divulgação

O app, que leva o nome de “Simplificando”, teve o projeto orientado pela professora Maria Emília da Silva. De acordo com a orientadora, o “Simplificando” auxilia o aluno na resolução de exercícios com os conteúdos citados, nos quais são exibidos passo a passo. Devido a existência de professores ainda leigos na área da tecnologia, esse aplicativo foi desenvolvido de maneira clara e intuitiva, tornando-se fácil para o manuseio tanto do professor como do aluno.

Para desenvolver o aplicativo foram utilizados softwares como o Windows 10, Atom 1.20.1, Ionic 3 e o dispositivo de teste, o próprio celular. O aplicativo está disponível área de aplicativos da Google e pode ser baixado para smartphones com Android. Denilson diz que vai continuar a desenvolver seu app, agregando mais fórmulas e gráficos, como uma forma de incentivo aos professores do Ensino Fundamental para que possam trabalhar também com a tecnologia disponível para celulares.

Sua opinião é muito importante: