Médico, empresário e militante: Conheça quem são os candidatos a vice ao Governo do Tocantins

0
267
(Divulgação)

A disputa pelas eleições no Tocantins serão acirradas neste ano. A Gazeta já apresentou o perfil dos candidatos a governador e senador. Agora, serão mostrados os candidatos a vice de Bernardete Aparecida (PSOL), Carlos Amastha (PSB), César Simoni, Márlon Reis e Mauro Carlesse (PHS). Conheça-os:

Ney Robson (PSOL)

Médico, empresário e militante: Conheça quem são os candidatos a vice ao Governo do Tocantins
(Divulgação)

Vice de Bernardete Aparecida, Ney é natural de Potiguar no Rio Grande do Norte, Ney Robson, que já se considera um tocantinense, vive no estado desde 2003 e está visando a pré-candidatura ao governo do Tocantins nas eleições de outubro, pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). Robson (PSOL), já foi pré-candidato à Prefeitura de Palmas em 2010, na época, pelo Partido dos Trabalhadores (PT), mas não chegou a concorrer nas eleições.

Oswaldo Stival (PSDB)

Médico, empresário e militante: Conheça quem são os candidatos a vice ao Governo do Tocantins
(Divulgação)

Vice de Amastha, Oswaldo Stival Júnior, é empresário, nascido em 05 de maio de 1965, natural de Goiânia (GO), graduado em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG), filho de Oswaldo Stival e Edith Peixoto Stival. Casou-se com Andrea Noleto de Souza Stival, em 23 de abril de 1988 e, desta união, nasceram os filhos João Victor Noleto Stival e Marco Túlio Noleto Stival. Em 1987, iniciou seus investimentos no Tocantins.

Do ano de 1987 a 1994 esteve à frente do Frigorífico Friguaçu, em Araguaçu (TO). Agropecuarista no Tocantins, juntamente com sua esposa e os filhos, desde 1992, Oswaldo Stival Júnior se tornou selecionador de Nelore P.O. (Puro de Origem). Mudou-se para Gurupi (TO), junto com sua família, em 1995.

No ano de 1998 nasceu a Cooperativa dos Produtores de Carne e Derivados de Gurupi (Cooperfrigu) e ele se estabeleceu como um dos associados. Em 2005, instituiu o Programa Sociambiental Cooperar da Cooperfrigu, que em 2017 comemorou 13 anos de existência, para promover integração, socialização, capacitação aos colaboradores e comunidade em geral e demonstrar a preocupação socioambiental da Cooperativa. No dia 06 de dezembro de 2002, recebeu da Câmara Municipal de Gurupi o título honorífico de cidadão gurupiense.

Entre os anos de 2005 e 2009 foi vice-presidente da Associação das Empresas do Parque Agroindustrial de Gurupi (Acepaig). No biênio 2015/2016 exerceu a função de conselheiro consultivo na Associação Comercial e Industrial de Gurupi (ACIG). Em 22 de março de 2016, recebeu moção de aplausos na Câmara de Vereadores de Gurupi pelas atuações e representações institucionais levando o nome de Gurupi e de toda região sul do Tocantins para o país e fora dele.

Atualmente, exerce os cargos de presidente da Cooperfrigu, presidente do Sindicato das Indústrias de Carnes Bovinas, Suínas, Aves, Peixes e Derivados do Estado do Tocantins (Sindicarnes/TO), desde 2013, e vice-presidente da Federação das Indústrias do Tocantins (FIETO), desde 2016.

Wanderlei Barbosa (PHS)

Médico, empresário e militante: Conheça quem são os candidatos a vice ao Governo do Tocantins
(Divulgação)

Vice do atual governador Mauro Carlesse, Wanderlei Barbosa Castro é natural de Porto Nacional (TO), onde se elegeu vereador em 1989. Em 1996 foi eleito vereador na Capital, sendo reeleito em 2010. Foi presidente da Câmara Municipal de Palmas nos biênios de 2003-2004 e de 2009- 2010. Foi, também, subprefeito de Taquaruçu na época de sua emancipação. Em 2010 conquistoiu seu primeiro mandato de deputado estadual, sendo reeleito em 2014. Ele renunciou ao cargo de deputado no mês passado para assumir o Governo.

José Geraldo (PTB)

Médico, empresário e militante: Conheça quem são os candidatos a vice ao Governo do Tocantins
(Divulgação)

José Geraldo nasceu em Tiros (MG), vice de Márlon Reis, em 4 de dezembro de 1965, é casado com Khrisnna Magalhães e pai de Camila e de Marcus Vinícius. Mora em Paraíso do Tocantins, onde mora desde sua juventude, é formado em Direito, foi presidente da Associação Comercial e Industrial (Acip) de Paraíso e da Cooperativa de Crédito Rural (Credipar).

Geraldo exerceu também o cargo de secretário municipal de Desenvolvimento Econômico em Paraíso do Tocantins, obtendo conquistas importantes para a cidade, como a implantação do Conselho de Desenvolvimento Econômico (Condepar), a incubadora de empresas e o Banco da Gente, além do fortalecimento da economia local com a expansão de empresas do Distrito Industrial.

Na área social, José Geraldo colaborou e atuou em prol do desenvolvimento da Liga Feminina de Combate e Prevenção ao Câncer, da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) da Associação Jovens de Valor, da Associação dos Moradores do Pouso Alegre (Amo), dentre muitas outras. Em 1999, deu início à carreira política, quando assumiu a presidência do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) de Paraíso e, em 2007, já como deputado estadual, foi eleito presidente do PTB do Tocantins. Em 2006, foi eleito deputado estadual pela primeira vez com 10.710 votos. Durante o mandato, foi membro da Mesa Diretora, exercendo o cargo por dois anos sem ter uma única falta nas sessões. Em 2014 ele tentou ser candidato a deputado federal mas desistiu no meio das eleições.

Paulo Henrique Duarte de Lima e Silva (PSL)

Médico, empresário e militante: Conheça quem são os candidatos a vice ao Governo do Tocantins
(Divulgação)

Vice de César Simoni, Paulo Henrique Duarte de Lima e Silva, possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Goiás (1995). Cursou residência médica na Clinica Cárdio-Cirúrgica do Dr.José Pedro da Silva no Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo-SP (1998-2001). Tem experiência no tratamento cirúrgico de patologias congênitas, valvares, coronarianas e transplante cardíaco. Foi cirurgião assistente no grupo do Dr. Ricardo Melo no mesmo hospital por 5 anos, e atualmente exerce suas atividade profissionais na equipe do Dr. Henrique B. Furtado, no Estado do Tocantins.

 

 

Sua opinião é muito importante: