Seminário em Palmas discute sobre biodiesel e Selo de biocombustível social

0
119

Com a proposta de divulgar as ações realizadas no apoio à cadeia de produção de biodiesel no Tocantins, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), e a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário da Casa Civil da Presidência da República (Sead) realizarão, nesta quinta-feira, 9, o 2º Seminário de Biodiesel e Selo Combustível Social. O evento ocorrerá no auditório da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), em Palmas, sendo aberto ao público em geral.

Para se inscrever, acesse o link https://goo.gl/forms/4kRbp4MKo4ysrPwp1, ou faça no local do evento, a partir das 8 horas.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Seagro, Wagner Sampaio Palhares Junior, o seminário tem como objetivo apresentar o Diagnóstico e o Mapeamento do Polo de Produção de Biodiesel de Santa Rosa do Tocantins e as demais ações realizadas no âmbito do referido contrato bem como o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB). Devido à sua importância originou por parte do Governo Federal a Instituição do “Selo Combustível Social”, tendo como principal objetivo a inserção na produção de biodiesel do Agricultor Familiar.

Os municípios que participam da região polo são: Palmas, Porto Nacional, Monte do Carmo, Ipueiras, Silvanópolis, Santa Rosa do Tocantins, Chapada da Natividade, Natividade e São Valério da Natividade.

São parceiros no evento as seguintes instituições: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto do Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Universidade Federal do Tocantins (UFT), Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Instituto Federal do Tocantins (IFTO), cumprindo metas do Convênio n° 776968/2012 Sead/Seagro

Programação:

8h30 – Abertura com o secretário da Seagro, Thiago Pereira Dourado – Plano Estadual de Agroenergia;

9h15 – Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel, Selo Combustível Social, engenheiro ambiental da Sead, Alexandre Ribeiro Neves;

9h45 – Ações Desenvolvidas no Projeto, engenheiro agrônomo da Seagro, MSc Thadeu Teixeira Junior;

10h15 – Diagnóstico dos polos de produção de Biodiesel do Estado do Tocantins, doutor em Produção Vegetal, Marcus André Ribeiro Correia;

11h15 – Biodiesel e Agricultura Familiar: As pesquisas e tecnologias de produção no Estado do Tocantins, doutora em Orgânica – UFT- Gláucia Elisa Gama Vieira.

Fonte: Secretaria da Agricultura e Pecuária

Sua opinião é muito importante: