Praia das Arnos passa por vistoria para apurar causas do mau cheiro que tem afastado clientes e assustado comerciantes

0
84

Os comerciantes e visitantes da praia das Arnos, na região norte de Palmas, estão convivendo com o mau cheiro na água e na areia há cerca de dois meses. O problema ficou ainda pior nos últimos dias depois que uma lama preta começou a surgir na margem do lago. O problema tem afastado os clientes e causado prejuízos.

“Todo que nós fazemos é tudo daqui. Toda compra que a gente faz é para pagar daqui. Como é que a gente vai pagar em uma situação dessa? A situação está triste para nós”, reclamou a comerciante Francisca Chaves.

Essa é a segunda vez que o problema acontece na praia das Arnos. Em 2013, a área de banho chegou a ficar interditada por cerca de um mês depois que houve um vazamento na tubulação da empresa responsável pelo abastecimento de água, que na época era a Saneatins, derramou esgoto no lago.

“Desse lado aí você vê que está acumulado. É o mesmo problema porque daqui ele desce, passar pela tela de proteção e vai direto para a praia. Parece um cheiro de esgoto, não tem como não ser esgoto”, afirmou Sebastião Forte.

O mau cheiro na região é muito forte e dá para ver que uma crosta escura está se formando nas margens do lago. Dentro da água, há uma substância escura. O problema não é apenas na área da praia, pois a lama preta se estende pela região e é ainda mais grave.

Os comerciantes afirmam que no início da semana uma equipe da BRK Ambiental, atual empresa que cuida do abastecimento de Palmas. “Eles vieram, olharam a beira do lago. Viram como está a situação e em seguida foram embora. Não teve nenhum comentário”, contou Elizabete Ferreira.

Na tarde desta quinta-feira (13), a Delegacia do Meio Ambiente (DEMA), a Polícia Técnica e uma equipe do Naturatins foram até o local para coletar material. A análise servirá para responsabilizar criminalmente os responsáveis.

Outro lado

Em nota, a Prefeitura de Palmas informou que enviou uma equipe ao local para fazer uma vistoria. O relatório deve ficar pronto na semana que vem e apontar as possíveis causas para o mau cheiro.

A empresa BRK enviou uma nota dizendo que não existe destinação de esgoto para a praia das Arnos. “A local é atendido por rede coletora que retira o esgoto da região e envia para a Estação de Tratamento e, após tratamento, a destinação final do esgoto tratado é feita em ponto específico e distante da praia”, diz a nota.

Ainda segundo a nota, a presença de lixo urbano e a circulação de animais pode provocar poluição capaz de gerar o odor percebido pelos comerciantes.

Fonte: G1 Tocantins

Sua opinião é muito importante: