Novo presidente da Embrapa toma posse em Brasilia

0
81
Presidente Michel Temer na posse do Presidente da Embrapa - Foto Thiago Dourado

A Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), na pessoa do gestor  Thiago Dourado, participou na última quarta-feira, 10, da posse do novo presidente da Empresa Brasileira de pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Sebastião Barbosa é pesquisador aposentado da unidade de Algodão da Embrapa, e substituirá Maurício Lopes, também funcionário da empresa que, ao encerrar sua gestão, em segundo mandato, voltará à função de pesquisador.

Em seu discurso, ele exaltou a atuação da empresa como impulsionadora de inovação e tecnologia no campo. Enfatizou que o Brasil exporta não apenas comida e fibra, mas tecnologia e produtos e que, por isso, o País continuará a ter papel importante na segurança alimentar global. Ele também destacou o trabalho de inovação implementado no Cerrado, “considerado uma das maiores contribuições da Embrapa”, afirmou.

Ele defende que a Embrapa precisará ser criativa para buscar recursos suplementares e complementares na iniciativa privada e em instituições internacionais. “Para esses desafios, espero contar com mais comprometimento, dedicação e esforço de todos os empregados, que já mostraram ter experiência, conhecimento e vivência com o setor privado, na grande revolução que ajudamos a construir na agricultura brasileira”, finalizou.

Novo presidente da Embrapa toma posse em Brasilia
Cumprimento do presidente da Embrapa ao secretario da Seagro – Foto Thiago Dourado

Thiago Dourado frisou a importância da instituição como a grande responsável pela expansão e modernização da agropecuária brasileira, que se transformou em uma das mais produtivas e de maior volume de produção do mundo. “A Embrapa tem unidades de pesquisa distribuídas por todo o território nacional, inclusive no Tocantins, com a implantação da Embrapa Aquicultura e Pesca, e recebe o apoio do Governo do Estado, com parcerias com a Seagro, Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) e Instituto do Desenvolvimento Rural (Ruraltins)”.

Currículo do novo presidente da Embrapa

Sebastião Barbosa é engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Viçosa (1967), com mestrado em Entomologia (1973) e doutorado em Entomologia e Manejo Integrado de Pragas pela Mississippi State University (1974). Tem também experiência em Gestão de P&D e “Institutional Building”.

 

 

 

 

Fonte: Seagro

 

Sua opinião é muito importante: