Empoderamento quilombola: ampla programação visa conscientizar comunidade em Chapada

Evento será realizado entre os dias 12 e 20 de novembro em Chapada de Natividade - Divulgação

Rogério Tortola- Gazeta do Cerrado

Com objetivo de valorizar a cultura afro e o negro, acontece em Chapada de Natividade, há 200 km da capital, a tradicional Semana da Consciência Negra no Quilombo da cidade.
Segundo a professora Roberta Tavares de Albuquerque, uma das colaboradoras na organização do evento, de 12 a 20 de novembro vão acontecer diversos eventos, como palestras, apresentações artísticas.

“Já confirmamos a participação de pesquisadores, produtores culturais, o grupo Tia Zezinha aqui da cidade também vai fazer apresentações de Sussa”, destaca a professora.
Na região existem duas associações quilombolas, a Visão de Águia que fica na zona urbana e São José que fica na zona rural, elas se uniram as instituições como escolas, prefeitura e principalmente a comunidade para realizar o evento.

Para Ednalda Alves de Araújo Santana, presidente da associação Visão de Águia, que conta de acordo com ela com aproximadamente 200 famílias associadas, é um momento de empoderamento aos quilombolas, “o evento é realizado na feira coberta, a associação mobiliza a comunidade e toda a cidade se envolve”, explica a presidente.

Confira a programação:

Ruínas em Chapada de Natividade – Divulgação

12/11 – Abertura oficial
13/11 – Palestra sobre direito dos estudantes quilombolas
14/11 – Projeto Veredas – Profº Diego Brito Taquaruçu
16/11 – Cinema para comunidade com o Filme Pantera Negra
19/11 – Documentário sobre o tema
20/11 – Encerramento com apresentações artísticas
No dia 20 de novembro é feriado em Chapada da Natividade, pelo dia da Consciência Negra.

Sua opinião é muito importante: