Novembro azul: ações são realizadas em diversas unidades de saúde

Foto: Igor Flávio

Com o término do mês de Outubro, quando várias ações voltadas para a conscientização sobre o câncer de mama foram realizadas durante a campanha Outubro Rosa, a Secretaria Municipal da Saúde intensifica as atividades de prevenção para a Campanha Novembro Azul, que tem como objetivo sensibilizar a sociedade, em especial os homens, a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Pesquisas do Ministério da Saúde mostram que, do total de pessoas entre 20 e 59 anos que morrem no país, 68% são do sexo masculino. Já de acordo com o IBGE, os homens vivem em média sete anos a menos do que as mulheres. Sendo que o câncer de próstata é o segundo tipo que mais afeta os homens depois do câncer de pele não-melanoma.

Tentando mudar este cenário, desde 2009, por meio da criação da Política Nacional de Saúde do Homem, as secretarias municipais e estaduais de Saúde estão adotando estratégias para inserir os homens na atenção básica, a título de prevenção para complicações que podem comprometer sua qualidade de vida.

Para o secretário de Saúde de Palmas, Daniel Borini, é fundamental que a rede de saúde tenha o olhar voltado a esse gênero, sabendo que geralmente os homens têm maior dificuldade de entender a importância de cuidar da sua própria saúde. “As programações propostas pelas equipes dos Centros de Saúde foram pensadas para fazer com que os homens se aproximem mais das Unidades de Saúde”, lembrou ao pontuar que nos Centros eles podem realizar o cuidado preventivo de sua saúde, pois tipicamente muitos só procuram o serviço de saúde quando são acometidos por alguma doença.

A Secretaria da Saúde de Palmas tem como foco além da preocupação com a prevenção, estimular o homem a procurar os Centros de Saúde da Comunidade. O município amplia também seu atendimento quanto ao câncer de próstata. Durante todo mês de novembro as unidades de saúde estarão disponibilizando exames, também serão distribuídos materiais educativos, realização de palestras em postos de saúde e nas comunidades do município.

 

Confira a programação de alguns Centros de Saúde:

 

Dias: 06, 13, 20 e 27/11 – a partir das 18h

– Centro de Saúde da Comunidade Novo Horizonte – Mutirão noturno de saúde do homem, consultas médicas, testes rápidos, palestras educacionais e coletas de PCCU;

– Centro de Saúde da Comunidade da Arno 61 (503 Norte) – manhã e tarde -Consultas médicas, odontológicas, enfermagem e multiprofissionais (Nasf), testes rápidos e exames de rotina;

– Centro de Saúde da Comunidade do Taquari – atendimento médico, planejamento de cunho social, testes rápidos, educação e saúde na sala de espera, instruções de planejamento familiar, momento funcional com educador físico.

 

 

 

Fonte: Secom Palmas

Sua opinião é muito importante: