Evento que busca valorizar a cultura tocantinense acontece nesta sexta-feira

Foto: Sússia

O Tocantins tem uma vasta e rica diversidade no campo da gastronomia, cultura, história, tradição e saberes. Um ponto de encontro de todas essas características especiais das raízes tocantinenses, o evento Gastroarte acontece nesta sexta-feira, 16, no Raízes Gastronômicas (204 Sul), em Palmas. O evento acontece, a partir das 20 horas, e reúne diversas atrações artísticas e ainda culinária regional.

A programação oferece atrações de tradição da cultura tocantinense, como música com Genésio Tocantins e Toninho Borges, contação de histórias com a atriz Iva de Oliveira e dança de sússia e catira. A área de artesanato terá um lugar cativo com exposição de peças em babaçu e capim dourado da Associação dos Artesões de Taquaruçu e de biojoias da Cooperativa Xambiart, de Xambioá.

Foto: Tharson Lopes

Além das atrações tocantinenses, o evento Gastroarte traz a Palmas exposição de artes plásticas do artista André Benevides. Os quadros retratam povos e culturas do Brasil, com destaque à natureza e povos indígenas. “Busco trazer a essência da beleza e do encantamento presentes na intensa natureza e nas ricas culturas do Brasil. Capturar e tornar mais visível o fantástico que, muitas vezes, é ignorado pela cultura urbana dominante”, alega.

Após cursar doutorado em Física na Itália e pintura clássica figurativa com um pintor italiano, o artista passou a pesquisar mais a cultura e a natureza brasileira. Atualmente, André Benevides explica que seus quadros unem tal dedicação. “Dediquei a minha vida às artes e a física, maneiras complementares de olhar para o mundo. A pintura traduz a beleza visual, direta e acessível aos olhos. A física analisa a beleza escondida, as rimas presentes nos padrões matemáticos por trás de tudo a nossa volta”, justifica.

Gastronomia e cultura

De acordo com a chef de cozinha Ruth Almeida, a proposta é mostrar que a alimentação é algo maior que apenas alimentar e nutrir. “Comida também é emoção e identidade cultural de uma sociedade”, alega. Na parte de culinária, Ruth Almeida vai oferecer os chamados “finger foods” (comidinhas) que unem os principais pratos oferecidos pelos Raízes Gastronômicas, a partir de produtos regionais como o chambari, tucunaré, peixe pintado e sobremesas com açaí e cupuaçu, dentro outros. Segundo Ruth, a proposta é utilizar a gastronomia para homenagear o Estado.

Raízes

Comandado pela chef Ruth Almeida, o foco é valorizar a cultura regional, oferecendo o melhor da culinária tocantinense, a partir de produtos e temperos que destacam a cultura indígena, quilombola e das comunidades de raízes tocantinenses. Mais do que um espaço de gastronomia, o Raízes Gastronômicas abre as portas para as manifestações artístico-culturais, com saraus, mostras literárias, exposições de artes plásticas e de fotografia, shows de humor, espetáculos cênicos e musicais.

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação

Sua opinião é muito importante: