Cerca de 80% dos cursos da UFT receberam de três a cinco estrelas na Avaliação do Guia do Estudante

0
145
- Divulgação UFT

Cerca de 80% dos cursos de graduação da Universidade Federal do Tocantins (UFT) receberam de três a cinco estrelas na Avaliação do Guia do Estudante (GE) 2018 – Melhores Universidades. A relação dos cursos com as notas recebidas está na publicação GE Profissões Vestibular 2019 (Editora Abril), já disponível nas bancas. O curso de Licenciatura em Letras do Câmpus de Araguaína recebeu cinco estrelas na avaliação, sendo a maior nota entre as graduações da UFT.

Os cursos foram avaliados em três aspectos: projeto didático-pedagógico, corpo docente e infraestrutura. Somente são classificados como “estrelados” pelo GE os cursos de graduação que, ao final da avaliação, conquistam nota três, quatro ou cinco – considerados, respectivamente, como cursos de três, quatro ou cinco estrelas.

A UFT na Avaliação do Guia do Estudante 2018

 

O Curso de Letras do Câmpus de Araguaína recebeu a pontuação máxima – cinco estrelas – pelo segundo ano consecutivo. Outros 14 cursos, com quatro estrelas, foram considerados muito bons e 23 receberam conceito bom, conforme o Guia. No total, os sete câmpus da UFT tiveram cursos estrelados pelo Guia do Estudante 2018.

Cinco cursos melhoraram o conceito em comparação à classificação recebida no ano anterior pela publicação (Guia do Estudante 2017 – Melhores Universidades): subiram de três para quatro estrelas os cursos de Geografia (Licenciatura) do Câmpus de Araguaína, Engenharia Florestal (Bacharelado/Câmpus de Gurupi), a Licenciatura em Pedagogia do Câmpus de Miracema e, no Câmpus de Palmas, o Bacharelado em Administração e também o Bacharelado em Ciência da Computação.

Para a pró-reitora de Graduação, Pesquisa e Pós-Graduação, Vânia Maria de Araújo Passos, o resultado da Avaliação “expressa a melhora dos cursos de graduação da UFT a partir de uma gestão acadêmica com foco no processo de ensino-aprendizagem desenvolvido por professores, alunos e técnicos administrativos”.

Já segundo o reitor da UFT, Luís Eduardo Bovolato, o resultado é fruto de esforço coletivo dos partícipes da Universidade no desenvolvimento das ações da Instituição que, mesmo no atual cenário restritivo, do ponto de vista orçamentário, esforça-se por inovar e seguir ofertando um Ensino Superior público de qualidade. Ainda para Bovolato, a meta da gestão, em relação à Avaliação do GE, é elevar a classificação de cada curso de graduação em, ao menos, uma estrela.

Confira a avaliação da UFT pelo Guia do Estudante 2018 – Melhores Universidades:

CursoCâmpusEstrelas
 1. Letras (Licenciatura)Araguaína5
 2. Ciências Biológicas (Licenciatura)Araguaína4
 3. Geografia (Licenciatura)Araguaína4
 4. Medicina Veterinária (Bacharelado)Araguaína4
 5. Zootecnia (Bacharelado)Araguaína4
 6. Pedagogia (Licenciatura)Arraias4
 7. Agronomia (Bacharelado)Gurupi4
 8. Engenharia Florestal (Bacharelado)Gurupi4
 9. Pedagogia (Licenciatura)Miracema4
 10. Administração (Bacharelado)Palmas4
 11. Ciência da Computação (Bacharelado)Palmas4
 12. Filosofia (Bacharelado)Palmas4
 13. Pedagogia (Licenciatura)Palmas4
 14. Ciências Biológicas (Bacharelado)Porto Nacional4
 15. Letras (Licenciatura)Porto Nacional4
 16. Física (Licenciatura)Araguaína3
 17. História (Licenciatura)Araguaína3
 18. Química (Licenciatura)Araguaína3
 19. Matemática (Licenciatura)Arraias3
 20. Engenharia Bioquímica, de Bioprocessos e Biotecnologia (Bacharelado)Gurupi3
 21. Química (Bacharelado)Gurupi3
 22. Serviço Social (Bacharelado)Miracema3
 23. Arquitetura e Urbanismo (Bacharelado)Palmas3
 24. Ciências Econômicas (Bacharelado)Palmas3
 25. Direito (Bacharelado)Palmas3
 26. Enfermagem (Bacharelado)Palmas3
 27. Engenharia Ambiental e Sanitária (Bacharelado)Palmas3
 28. Engenharia Civil (Bacharelado)Palmas3
 29. Engenharia de Alimentos (Bacharelado)Palmas3
 30. Jornalismo (Bacharelado)Palmas3
 31. Nutrição (Bacharelado)Palmas3
 32. Teatro (Licenciatura)Palmas3
 33. Ciências Biológicas (Licenciatura)Porto Nacional3
 34. Geografia (Bacharelado)Porto Nacional3
 35. Geografia (Licenciatura)Porto Nacional3
 36. História (Licenciatura)Porto Nacional3
 37. Ciências Sociais (Licenciatura)Tocantinópolis3
 38. Pedagogia (Licenciatura)Tocantinópolis3
Sobre a Avaliação do Guia do Estudante

 

Realizada anualmente, a Avaliação do Guia do Estudante é uma pesquisa de opinião feita com coordenadores de curso, diretores de departamento e professores de graduações em todo o país. Os pareceristas emitem conceitos que permitem classificar cada curso em ruim (nota 1), regular (nota 2), bom (nota 3), muito bom (nota 4) ou excelente (nota 5).

A publicação, que ocorre há quase três décadas, é um dos principais veículos de divulgação de instituições de ensino superior do Brasil e, desde 2017, além das tradicionais avaliações dos cursos de bacharelados, passaram também a serem avaliadas as licenciaturas do país – a exemplo do Curso de Letras do Câmpus de Araguaína, que recebeu a nota máxima já na primeira Avaliação de que participou para o GE.

 

 

Fonte: Comunicação UFT

Sua opinião é muito importante: