Primeira divisão do Campeonato Tocantinense começa em março

0
34
Campeonato Tocantinense terá início em março de 2019 - Divulgação

O Campeonato Tocantinense da 1ª Divisão 2019 irá começar no dia 30 de março. A decisão foi tomada na tarde desta quarta-feira, 06, pela maioria dos representantes de equipes que disputarão o certame e participaram de uma reunião com a diretoria da Federação Tocantinense de Futebol (FTF), quando foi deliberado sobre a realização do certame. “Os clubes decidiram como será a competição num processo democrático e isso é muito importante”, disse o vice-presidente da FTF, Jose Wilson Soares , ressaltando que acredita que será um ótimo campeonato.

O Campeonato será disputado em quatro fases, sendo a primeira com dez times divididos em dois grupos “A” e “B”, com cinco equipes cada, onde jogarão entre si, conforme tabela, em jogos de ida e volta, dentro de cada grupo e somatória de pontos, classificando-se para segunda fase, as três associações de cada grupo que somar o maior número de pontos ao final da primeira fase, totalizando seis equipes classificadas para disputa da segunda fase.

Já na segunda fase, os seis times, classificados no primeiro turno, serão distribuídas em três grupos de duas equipes, conforme tabela, denominados como “C”, “D” e “E”, que jogarão entre si em jogos de Ida e Volta conforme tabela, dentro de seus respectivos grupos e somatória de pontos, classificando-se as vencedoras de cada grupo, totalizando três equipes classificadas para disputarem a terceira fase.

Além das vencedoras de cada grupo da segunda fase, mais um clube se classificará por Índice Técnico, será o que obtiver a melhor campanha na referida fase, totalizando assim quatro equipes para disputa da terceira fase, “semifinais” conforme tabela.

Na terceira fase – “semifinais”, as quatro equipes, classificadas na segunda fase, serão distribuídas em dois grupos de duas equipes, conforme tabela, denominados como “F” e “G”, que jogarão entre si em jogos de Ida e Volta conforme tabela, dentro de seus respectivos grupos e somatória de pontos, classificando-se as vencedoras de cada grupo, totalizando 02 duas equipes classificadas para disputarem a quarta fase.

Na quarta fase – “Final”, as equipes vencedoras na fase anterior jogarão entre si em jogos de ida e volta, dentro do grupo “H”, onde a vendedora será declarada Campeã e a perdedora vice-campeã.

Por sorteio ficou definido que o Grupo A será composto pelas equipes: Alvorada, Interporto, Gurupi, Força Jovem e Palmas. O Grupo B será composto por Tocantinópolis, Arsenal, Araguaína, Sparta e Atlético Cerrado. Os critérios de desempate adotados no final da 1ª fase, para se conhecer as equipes classificadas, caso duas ou mais equipes somem o mesmo número de pontos serão pela ordem os seguintes:

1) Maior Número de Vitórias;

2) Melhor Saldo de Gols;

3) Maior Número de Gols Pró;

4) Confronto Direto “somente entre 02 (duas) Associações”;

5) Sorteio na sede da F.T.F.

Nas demais fases para se conhecer a equipe vencedora, em caso de empate em pontos ganhos, após os jogos de ida e volta, pela ordem serão os seguintes:

Melhor Saldo de Gols, dentro da fase em disputa;

b) Se o empate ainda persistir a definição será nas penalidades máximas conforme a International Board.

O campeonato terá início dia 30 de março de 2019. Foi discutido e aprovado que o representante nos eventos nacionais, ou seja, Copa Verde, Copa do Brasil e Brasileirão Série “D” serão definidos da seguinte forma: O Campeão será o representante nº 01 do Estado na Copa Verde, Copa do Brasil e Brasileiro da Série “D” 2019.

O Vice-Campeão será o representante nº 02 do Estado na Copa Verde e Brasileiro da Série “D” 2019.

Estiveram presentes na reunião, os representantes do Palmas, Gurupi, Interporto, Força Jovem, Arsenal, Tocantinópolis, Sparta e Atlético do Cerrado. Se ausentaram Alvorada e Araguaína.

Sua opinião é muito importante: