5 maneiras de acrescentar ousadia à decoração da casa

0
133

Uma pitada de cor aqui, outra de textura ali, e pronto: a casa ganha alegria instantânea.

Combinar ousadia e alegria não é missão exclusiva de músicos e atletas. Dentro de casa, cores, estampas e texturas são capazes de dar aquele up imediato numa decoração apagada.

1. Experimente escurecer as paredes
Se o seu endereço recebe bastante luz natural, não há motivos para ter medo de tons fechados. Faça o teste: você consegue andar com segurança pela sala à noite sem precisar acionar as lâmpadas? Se sim, pode caprichar na pintura. O clima vai ficar mais acolhedor – aí talvez você precise acender as luzes depois do anoitecer – e a sua casa vai ganhar pontos no quesito luxo. Azul marinho está em alta!

Detalhe. O tom Ameixa Selvagem da parede aquece o ambiente. Os suportes para plantas da Selvvva abrigam duas espécies de maranta, uma bromélia e a espada-de-são-jorge. Estante de madeira da Oppa (Foto: Christian Maldonado / Editora Globo)

2. Atreva-se a ter um sofá colorido
Dê férias para o trio cinza, bege e branco. Eles são práticos, sem dúvida, mas tente enumerar quantos amigos escolheram essa paleta. Todos? Pois é. Agora pense numa casa que fugiu desse básico – apostamos que ela é muito mais marcante na sua lembrança.

Imagem relacionada

3. Deixe a estampa para o papel de parede
Padrões inusitados podem cansar a vista com mais facilidade do que uma simples camada de tinta. Por isso é que o papel de parede desponta como a melhor maneira de se jogar nas estampas, já que são fáceis de substituir caso o amor não dure uma década inteira.

Resultado de imagem para sala com papel de parede diferentes

4. Invista no trabalho artesanal
Pensar que alguém dedicou seu tempo e carinho para fazer um objeto para a sua casa é um carinho para o coração. Pode ser uma louça, uma colcha, uma obra de arte ou o que mais você amar. Amar, sim – só gostar não é suficiente aqui, já que a peça deve te acompanhar por alguns bons anos.

Resultado de imagem para colchas de croche no quarto

5. Brinque com texturas
Cimento versus vidro, espelho versus pedra, tricô versus cetim… Seja em materiais de revestimento ou em acessórios decorativos, dedique seu esforço a encontrar contrastes que despertam os olhos e o tato. É a combinação inusitada e pouco casual – aqui, madeira polida versus OSB pintado de preto – que traz graça e alegria para os ambientes.

Pintado de preto, o OSB trouxe uma atmosfera contemporânea à área. O volume serve como suporte para a escada e armários (Foto: João Morgado / Divulgação)

Sua opinião é muito importante: