Empresa é autuada em R$ 1,5 milhão após flagrante de derramamento de esgoto no Córrego Machado

Vazamento de esgoto foi registrado por moradores no Setor Bertaville em Palmas - Foto: Divulgação/ Fiscalização Naturatins

 Matéria atualizada em 18/01/2018 às 19h51

Nesta sexta-feira, 18, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) concluiu o processo de autuação da BRK Ambiental no valor R$ 1,5 milhão, por extravasamento de esgoto bruto na estação elevatória União Sul, localizada no setor Bertaville, em Palmas.

Em atendimento a denúncia de moradores, na última terça-feira, 15, durante o intenso período de chuva, a equipe de fiscalização e inspeção ambiental da Diretoria de Proteção e Qualidade Ambiental  do Instituto se deslocou ao local.

Durante a operação foram coletadas informações para elaboração do parecer técnico da ocorrência pela equipe de inspeção. Diante do registro em flagrante de derramamento do esgoto bruto que estava escoando os dejetos para o Córrego Machado, a equipe de fiscalização realizou a autuação da empresa.

Na próxima semana, a BRK Ambiental será notificada para cumprimento das exigências que constam no parecer técnico.

O outro lado

Nossa equipe entrou em contato com a BRK Ambiental. Em nota, a empresa esclarece que extravasamentos de esgoto estão ligados à envios irregulares de água de chuva e ao lixo jogado na rede de esgoto. A empresa remete, regularmente, aos órgãos de fiscalização, informações para ajudar na coibição destes fatores e apresentará ao órgão ambiental as informações sobre o caso do extravasamento no Setor União Sul.

Sua opinião é muito importante: