Tabela periódica mais antiga do mundo é encontrada em armazém de universidade escocesa

Um material escolar com uma versão inicial da tabela periódica de elementos foi descoberto em um laboratório de química da Universidade de St. Andrews. Feita na década de 1880, a tabela periódica foi considerada a mais antiga do mundo.

A sala de armazenamento do departamento de química da universidade escocesa não via uma boa faxina desde a inauguração do prédio, em 1968. Ela levou meses para ser arrumada em 2014, segundo um comunicado divulgado hoje pela Universidade de St. Andrews. Entre toda a bagunça acumulada ao longo dos anos, havia um estoque de cartas de ensino enroladas.

Quando o químico Alan Aitken desenrolou um desses materiais , ele viu uma versão antiquada da tabela periódica dos elementos. No topo, estava um título escrito em alemão: “Periodische Gesetzmässigkeit der Elemente nach Mendeleieff”, que quer dizer “regularidade periódica dos elementos de acordo com Mendeleev”. O papel estava extremamente quebradiço e frágil, e algumas partes se desfizeram nas mãos de Aitken enquanto ele folheava. As más condições da folha, juntamente com sua arcaica tabela de elementos, levaram à hipótese de que ela era muito antigo.

Uma investigação detalhada sobre o gráfico e suas origens confirmou essas suspeitas. Sim, a tabela é muito antiga, datada de 1885, segundo a universidade. Mas não é só isso — agora, ela é o mais antigo material escolar conhecido a exibir a tabela periódica dos elementos.

Sua opinião é muito importante: