Cerca de 70 professores efetivos irão receber bonificação em Pedro Afonso

0
192
Foto: Divulgação

O prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano, anunciou na noite desta terça-feira, 29, a concessão de reconhecimento aos professores da rede municipal de ensino, entrará na folha de pagamento a partir do mês de fevereiro de 2019.

Com o intuito de valorizar os professores, o benefício de R$ 500,00 será destinado aos docentes efetivos que atuam diretamente em sala de aula, com carga horária de 40h semanais. A expectativa é que até 70 professores recebam à bonificação.

O gestor disse que a medida atende uma demanda da classe e reafirma o comprometimento do executivo municipal em investir no reconhecimento do profissional da educação. “Nós havíamos assumido esse compromisso com os professores, por meio do sindicato da categoria, e agora pudemos viabilizar a implantação desse benefício que irá auxiliar no processo de evolução da educação, atendendo também os acordos já programados no PCCR [Plano de Cargos e Carreiras]”.

Ainda segundo Jairo Mariano, Pedro Afonso é o único município tocantinense a implementar o benefício agregado aos salários dos professores. “Estamos priorizando a política de 40 horas, de forma a evitar possível déficit na aprendizagem e incentivar os professores, para que eles possam se capacitar mais”, ressaltou o gestor.

A secretária de educação, Liliana Cristofari, ressaltou que a medida é um desejo antigo da gestão, mas que só pode ser concretizado apenas agora. “Desde 2018 nós estávamos fazendo os cálculos para que esse reconhecimento fosse implementado. Sabemos que isso irá impactar diretamente na atuação dos professores e no fortalecimento do ensino”, disse Liliana.

A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos em Educação do Município de Pedro Afonso (Sisempa), Núcya Queiroz, afirmou que a classe está contente com a medida tomada pela gestão. “Era uma demanda do próprio professor. Desde sempre a classe ansiou para que os professores regentes em sala fossem valorizados. Então, receber esta notícia, mostra o cuidado do Executivo com as demandas dos servidores”, frisou Núcya ao parabenizar o prefeito Jairo Mariano.

A sindicalista destacou também a relação de cordialidade e os benefícios adquiridos na atual gestão. “Uma década atrás nós trazíamos nossas reivindicações e ouvíamos um não. Hoje, temos um diálogo contínuo com o Executivo que recebe nossas demandas, analisa e busca soluções que fiquem viáveis para ambos os lados. É algo muito difícil nas gestões atuais, principalmente quando falamos em valorização que envolve remunerações, pois além de garantir o pagamento corretamente, temos tido avanços salariais expressivos”, completou ao destacar que Pedro Afonso tem um dos melhores salários da educação no estado do Tocantins.

Para a professora Luzia Ali Bucar, o reconhecimento é uma grande conquista para o município. “Poucos municípios têm o que temos em Pedro Afonso, estamos muito contentes e agraciados com a medida, pois é uma forma de motivar ainda mais o nosso trabalho e incentivar a melhora da educação”, ressaltou a professora.

Fonte: Assessoria

Sua opinião é muito importante: