Cerimônia de posse dos deputados federais será simples, protocolar e sem discursos

Divulgação Portal da Câmara

Os parlamentares eleitos assumem o cargo na Câmara dos Deputados nesta sexta-feira (1º), às 10h, no Plenário Ulysses Guimarães.  Após aberta, o presidente da sessão convidará quatro deputados de partidos diferentes para pronunciar os nomes dos diplomados.

Na cerimônia de posse, será feita a chamada dos 513, todos farão o juramento: “prometo manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”.

Intercalando um estado do Norte e um do Sul do país, por ordem alfabética, cada deputado, de pé, ratificará a declaração acima dizendo “assim o prometo”, permanecendo os demais sentados e em silêncio,

A solenidade é simples e protocolar, sem discursos na tribuna. Pelo regimento da Casa, a única fala prevista é de quem estiver presidindo a sessão.

Cada deputado poderá trazer quatro convidados. Dois desses convidados assistirão à cerimônia no Salão Negro. Os outros dois, no Auditório Nereu Ramos ou nos plenários das Comissões.

Por força regimental, só poderão entrar no Plenário deputados federais eleitos, senadores, chefes de Poderes, chefes de Estado e autoridades do primeiro escalão dos Três Poderes.

 

 

Fonte: Bancada da Câmara dos Deputados

Sua opinião é muito importante: