Mandato novo, vidas novas! Atitudes dão o tom do ano Político no Tocantins

Maju Cotrim- Editora Chefe

Os últimos dias foram Claros no cenário político do Tocantins. Tanto em Palmas como na capital federal Brasília o Tocantins terá um ano de muitas mudanças e as atitudes dos políticos fazem a diferença neste processo.

O governo Carlesse entrou fevereiro com mais anúncios para reenquadrar o Estado. Gostem ou não do governo é preciso admitir a coragem e pulso firme de propor tantas mudanças indigestas politicamente . Vamos acompanhar os contornos e as reações dos setores. Carlesse desde que tomou posse não tem se exposto muito publicamente mas no Palácio a roda está girando, segundo contam seus aliados.

Divulgação

Carlesse e sua equipe, agora com um aliado na Assembleia, começam uma nova etapa: a de aprovar o que for necessário e as proposituras. O foco segue sendo reenquadrar o Estado. Seguimos acompanhando. Ele conta com apoio da bancada que reconhece o momento difícil para o Tocantins.

Em Brasília…

Os últimos dias em Brasília mostraram uma bancada federal em sua maioria unida em torno dos interesses do Estado até  então mas vale ressaltar algumas posturas particulares.

Vamos começar pela Câmara Federal. Os novatos que chegaram por lá da bancada já se esforçam para mostrar a que vieram. Destaque para Tiago Dimas do SD e Célio Moura, este último a esperança da esquerda do Estado e que promete travar grandes discussões na trincheira da oposição ao governo federal. Tiago, por sua vez, pode ser a revelação.

A Professora Dorinha sempre discreta mas marcante nas suas relações políticas. Atualmente no comando da bancada tem o respeito e aprovação dos colegas.

Deputada Federal Professora Dorinha

A deputada Dulce Miranda do MDB deve se aproximar mais da bancada do Estado agora no início desta Legislatura e após uma eleição conturbada ano passado. Mandato novo, vida nova!

Foto: Divulgação

Vicentinho Júnior do PR surge como o principal nome de oposição a Mauro Carlesse declaradamente e aliado de primeira hora de Bolsonaro. Foi muito prestigiado na posse com presença de caravana que foi do Tocantins.

Deputado Federal Vicentinho Júnior e familiares – Reprodução

Carlos Gaguim, alvo de comentários e até memes por estar ali firme e forte acompanhando a eleição do aliado Davi Alcolumbre no Senado. O deputado comemorou a eleição de mais um aliado do Democratas.

Bancada de senadores

No Senado, passados dois dias da posse já é preciso avaliar o comportamento inicial da bancada Tocantinense. Kátia Abreu com o episódio da pasta dividiu opiniões mas surpreendeu também ao dar flores ao atual presidente Davi horas antes da eleição dele. Qual dos dois gestos vai prevalecer só o tempo dirá. Ouvi de alguém: “Katia sendo Kátia!”. Ela não comentou em quem votou já que Renan Calheiros desistiu no meio da votação. Sobre a relação de Katia com o novo presidente após tanto auê aguardemos os próximos capítulos.

Irajá Abreu expôs a cédula de votação e anunciou o voto em Davi. Ele justificou a alternância de poder. Depois ele divulgou nas redes que foi o único a prezar pelo voto aberto só que a exposição do voto ficava a cargo de cada senador já que como decidiu o supremo a votação era secreta. Ganhou ponto com a opinião pública com o gesto.

Mãe e filho no Senado já mostram que terão de fato atuações independentes de fato.

Por sua vez, Eduardo Gomes mais uma vez demonstrou sua cautela política. Não fez alarde nas movimentações mas a partir do momento em que Renan deixou a disputa ele anunciou que iria votar em Davi considerando os anos de amizade já que cumpriram mandatos três anos na Câmara. Além disso, frisou Gomes, ele também é do norte e isso é outro critério que chamou a atenção. Gomes não se indispos com o partido e foi coerente. Não se expôs e além disso ainda é cotado nos bastidores para compor algum dos cargos na mesa.

Por falar em Gomes…

Senador Eduardo Gomes – Foto – Maria José Cotrim

Eduardo Gomes conseguiu reunir na festa de comemoração da posse os outros dois colegas de bancada além dos federais Dimas, Dorinha e Vicentinho Júnior. Teve até parabéns para a Senadora Kátia Abreu no palco.

O senador já tem em torno de si vários aliados políticos que reforçaram o apoio nesta chegada ao Senado e que tem liderança em alguns municípios. Chamou atenção o número de prefeitos presentes inclusive os dois das maiores cidades, Cinthia Ribeiro e Ronaldo Dimas, com boa proximidade política.

Eduardo Gomes tem em volta de si também setores como o Fisco, por exemplo, e quadro de políticos que devem disputar as eleições municipais no próximo ano. Agora no MDB, onde foi muito bem recebido, Gomes vai dando os passos para construir e ampliar sua trajetória.

Resumo:

Governo rumo à prática do discurso de cortes e reenquadramento…

Bancada Federal se reposicionando em meio às diferenças de posições estaduais e federais

Kátia e Irajá mostrando que mãe e filho terão atuações e posturas distintas no Senado

Eduardo Gomes exercendo a experiência política de anos ao falar e se posicionar apenas no momento certo

Dimas visivelmente começando a se colocar estadualmente já traçando sua teia política de olho em 2022

Cínthia Ribeiro antenadissima e entrosada politicamente já construindo seu grupo para o próximo ano

Começou 2019 de fato!

Sua opinião é muito importante: