Seis casos da doença de Chagas são confirmados em Araguaína após surto no Estado

0
136
Hospital de Doenças Tropicais - Divulgação

Seis casos da doença de Chagas foram confirmados em Araguaína, região norte do Tocantins, nesta sexta-feira, 8. A informação é da Secretaria Estadual de Saúde (SES-TO) que disse também que 29 outros casos suspeitos estão sendo investigados.

O município está em estado de alerta desde o dia 6 de fevereiro, quando 35 pessoas teriam supostamente bebido suco de bacaba contaminado. Segundo as informações, o suco foi colhido no assentamento Barra Bonita, na zona rural de Carmolândia.

A Secretaria Municipa de Araguaína, disse que o Centro de Controle de Zoonozes está fazendo visitas ao local e fazendo exames em outras pessoas que podem ter consumido o suco e fazendo um alerta para a população sobre a doença.

Um caso semelhante aconteceu em outubro, em Aparecida do Rio Negro, onde uma família foi infectada também depois de ingerir suco de bacaba durante uma festa. O idoso Odilon Maciel Barbosa, de 75 anos, que estava em tratamento contra a doença, não resistiu e morreu no Hospital Geral de Palmas (HGP).

Todos os pacientes estão internados no Hospital de Doenças Tropicais (HDT) e o tratamento deve durar aproximadamente 60 dias.

De acordo com os dados da SES-TO, entre os anos de 2007 e 2018, 47 casos da doença foram registrados no Estado, desses, 39 foram contaminação por via oral.

Entre os sintomas da doenã estão: febre alta prolongada por sete dias ou mais, endema de face e membos,  exantema, dores nas ariticulações, dor de cabeça e muscular, fraqueza, aumento do fígado e baço, cardiopatia aguda e manifestações hemorrágicas.

Sua opinião é muito importante: