Bebê de 11 meses precisa de doação de medula óssea com urgência

0
309
O bebê Álvaro Alves usa dois antibióticos para tratar os sintomas da doeça - Reprodução TV Anhanguera

Um bebê de 11 meses está precisando de um transplante de medula óssea com urgência. Ele possui uma doença rara, conhecida como granulomatosa crônica e luta para sobreviver desde 2018, quando foi diagnosticado.

Segundo especialistas, Álvaro Alves precisa de alguém compatível. Os parentes estão fazendo uma campanha pedindo que voluntários se cadastrem para fazer a doação, já que ninguém da família possui a compatibilidade.

O bebê faz  o uso de dois antibióticos para manter o quadro de saúde estável.  A mãe dele, Giovana Carvalho disse que o garotinho sofreu muito com os primeiros sintomas da doença.

“Ele teve pneumonia, linfonodos por todo o corpo. Começou no ouvido, passou para as axilas e depois se generalizou”, disse.

Após oito meses e várias internações, a criança foi encaminhada para Brasília para dar seguimento ao tratamento.

“A gente foi de UTI aérea. Ele estava bem debilitado e lá começou outro tratamento com antibiótico. Ele já tinha tomado vários. Já estava quase sem opções de medicamentos para dar para ele”, lembra a mãe.

Como se cadastratrar

Para realizar o cadastro e saber se compatível, basta procurar o Hemocentro de Palmas. Os voluntários precisam ter entre 18 e 55 anos e não ter doenças no sangue. A responsável por captar doadores, Samara Cardoso, explicou como é feito o procedimento.

“A pessoa vem e a gente coleta 4 ml de sangue que são enviados para um laboratório e posteriormente para a rede nacional, onde faz o cruzamento genético”.

*Com informações da TV Anhanguera via G1 Tocantins

Sua opinião é muito importante: