Pacientes de Dianópolis enfrentam dificuldades para conseguir fazer hemodiálise

Dianópolis - Divulgação

Lucas Eurilio – Gazeta do Cerrado

Cerca de 14 pacientes de Dianópolis, na região sudeste do Tocantins, que precisam fazer hemodiálise em Palmas, estão enfrentando dificuldades desde o início do ano para continuar o tratamento.

Leandro Cantuário, filho de uma das pacientes que fazem o tratamento relatou que quando tem o veículo para vir à Capital, a viagem de ida e volta chega a durar 23 horas.

“Não tem transporte certo, não tem horário certo para os veículos saírem e levar os pacientes. Eles fazem homodiálise e o processo tem início às 11h30 em Palmas, mas as pessoas estão saindo de Dianópolis às 3h da manhã e chegam em torno das 7h30 e os pacientes ficam esprando na rua até o horário do tratamento”.

Trajeto

Todo o processo dos pacientes tem início por volta das 2h ou 3h horas da manhã quando saem de Dianópolis. Eles chegam entorno das 7h30 em Palmas e de meio-dia até às 16h30 estão em processo de hemodiálise.

Após o procedimento, eles precisam ficar esperando até às 20 horas, segundo o relato de Leandro, quando iniciam a viagem de retorno à Dianópolis, chegando até o município por volta das 1h da manhã.

Leandro disse ainda que além de não ter local para os pacientes aguardarem, não tem banheiros e muitos deles sofrem preconceito.

“Tem paciente caideirante, que não fala, que não se alimentam por si só, que fazem suas necessidades fisiológicas nas roupas. Então assim, a gente vem buscando aqui junto ao município desde o início do ano, um horário mais humano para essas pessoas”. disse à Gazeta.

O que é hemodiálise

A Hemodiálise é um procedimento artificial de filtração sangüínea, que emprega como método-base, a diálise. Trata-se de uma opção de tratamento para pacientes portadores de insuficiência renal aguda ou crônica, substituindo a função dos rins.

O outro lado

Nossa equipe entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde de Dianópolis e aguarda uma reposta.

________________________________________________________________________

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado: Ativas 24 horas por dia.
O objetivo é manter permanentemente os leitores e webespectadores bem informados e capazes de tomar decisões com base no conhecimento do mercado que a Gazeta do Cerrado traz minuto a minuto em suas matérias dinâmicas, em primeira mão e exclusivas.
📍Não fique no palpite de terceiros. Confira a análise e as notícias da Gazeta do Cerrado e garanta a sua opinião sólida e bem formada.
Instagram - Gazeta do Cerrado
Twitter: (@Gazetadocerrado): https://twitter.com/Gazetadocerrado?s=09
Twitter - Gazeta do Cerrado
Facebook com as transmissões 🔴 AO VIVO🔴: https://www.facebook.com/gazetadocerrado.com.br  
Facebook - Jornal Gazeta do Cerrado
YouTube com as vídeo reportagens: https://www.youtube.com/c/GazetadoCerrado-TVG
YouTube - Gazeta do Cerrado
Grupo da Gazeta do Cerrado
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denuncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais (63) 981-159-796
Para mentes pensantes

 

Sua opinião é muito importante: