Poeta Zacarias Martins percorre várias cidades tocantinenses levando Roda de Conversa Poética

ZACARIAS MARTINS - FOTO DE ELIOSMAR VELOSO

Um dos principais expoentes da literatura contemporânea tocantinense, o  poeta, cronista     e jornalista Zacarias Martins, de Gurupi, está percorrendo várias cidades tocantinenses com sua Roda de Conversa Poética, onde, além de divulgar a sua produção poética, em especial, a segunda edição de seu livro de poemas Pinga-Fogo (Editora Veloso), também ministra palestra motivacional  e de incentivo à leitura. A capa da obra foi concebida pelo cartunista Geuvar Oliveira, de Palmas.

De acordo com o professore Pedro Alberice da Rocha, Doutor em Teoria da Literatura e que atua no Campus da UFT de Araguaína, esse livro de Zacarias Martins é uma obra escrita com versos livres, e cheios de ânsia por liberdade, ressaltando que o  linguajar é coloquial, não apresentando qualquer dificuldade de entendimento.

“O eu-lírico passeia do amoroso ao humoroso, com desenvoltura ímpar. Amor e humor constituem presença constante na obra”, afirma Albeirice.

Já o jornalista Cléber Toledo, que assina um comentário na contracapa da obra, diz que Zacarias nos presenteia com ironia e humor, nesses versos ora sarcásticos, ora ácidos que marca essa obra. “Com eles, o nosso autor preferido da região sul nos leva a rir e a pensar, atingindo o objetivo de todos aqueles que se propõem a escrever com seriedade pelo humor e sarcasmo”, observa Cléber Toledo.

Sobre o autor
Poeta, jornalista profissional, cronista, conferencista e ativista cultural, Zacarias Martins é paraense, de Belém, mas tocantinense de coração. Reside em Gurupi desde 1983.
Possui publicados seis livros de poesias e um de crônicas (Histórias da história de Gurupi), que foi indicado por duas vezes para o exame  vestibular a Universidade de Gurupi. Também tem participação em mais de 50 antologias literárias pelo país afora. Seus poemas, inclusive, já foram traduzidos para o Esperanto.

Martins integra os quadros da Academia Tocantinense de Letras, da Academia Gurupiense de Letras e da Academia Brasileira de Jornalismo.

Dentre as condecorações que Zacarias Martins recebeu em reconhecimento a seus servidos prestados à Cultura, afloram com destaque a Medalha da Ordem do Mérito da Cultura e Cavaleiresca de Santo Amaro, no Grau de Comendador; a Medalha do Mérito Cultural D. Pedro II, O Título de Cidadão Tocantinense que recebeu da Assembleia Legislativa do Tocantins, bem como o Título Honorífico de Cidadão Gurupiense, outorgado pela Câmara Municipal de Gurupi, além da Medalha do Mérito Acadêmico, outorgada pela Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas Literárias.Tocantins, bem como o Título Honorífico de Cidadão Gurupiense, outorgado pela Câmara Municipal de Gurupi, além da Medalha do Mérito Acadêmico, outorgada pela Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas Literárias.

Zacarias Martins é Senador da Cultura, representante do Estado de Tocantins no Congresso da Sociedade de Cultura Latina do Brasil.

 

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado: Ativas 24 horas por dia.
O objetivo é manter permanentemente os leitores e webespectadores bem informados e capazes de tomar decisões com base no conhecimento do mercado que a Gazeta do Cerrado traz minuto a minuto em suas matérias dinâmicas, em primeira mão e exclusivas.
📍 Não fique no palpite de terceiros. Confira a análise e as notícias da Gazeta do Cerrado e garanta a sua opinião sólida e bem formada.
Instagram - Gazeta do Cerrado
Twitter: (@Gazetadocerrado): https://twitter.com/Gazetadocerrado?s=09
Twitter - Gazeta do Cerrado
Facebook com as transmissões 🔴 AO VIVO🔴: https://www.facebook.com/gazetadocerrado.com.br  
Facebook - Jornal Gazeta do Cerrado
YouTube com as vídeo reportagens: https://www.youtube.com/c/GazetadoCerrado-TVG
YouTube - Gazeta do Cerrado
Grupo da Gazeta do Cerrado
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denuncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais (63) 981-159-796
Para mentes pensantes

Sua opinião é muito importante: