Flores na decoração: veja dicas simples de como usar

0
18

Flores na decoração são sinônimo de mais alegria e vibrações positivas no lar. Com a chegada da primavera, nos sentimos ainda mais inspirados com essa tendência, querendo valorizar as áreas internas da casa com um arranjo especial, não é mesmo?

Para garantir um resultado harmonioso, é preciso ponderar algumas questões, como a combinação das espécies, o tamanho dos vasos e o local onde serão colocados — e nem precisa ser especialista em jardinagem para ter sucesso nessa tarefa!

Basta um olhar mais acurado no estilo de decoração da sua casa e ficará fácil acertar na composição com flores. Acompanhe a leitura e dê um up no décor nesta temporada!

TENDÊNCIA DAS FLORES NA DECORAÇÃO

Para além das inspirações da primavera, a tendência de utilizar flores na decoração independe da estação do ano. A técnica oriental do feng shui, por exemplo, sempre preconizou o uso das flores para trazer mais leveza e harmonia aos ambientes. E, de fato, não há como negar que um local florido melhora o nosso humor e estimula a criatividade.

Isso sem falar no perfume característico das flores frescas, que cria um mix de sensações poderosas no astral da sua casa, sobretudo se colocadas em áreas mais energéticas, como a porta de entrada. Quanto aos locais, inclusive, uma regra é priorizar as áreas arejadas e com boa incidência de luz natural, mas preferencialmente sem exposição direta ao sol. Podemos dizer que isso já é meio caminho andado para o cultivo saudável das espécies.

CORES, VASOS E LOCAIS

Definir os melhores lugares para expor as flores vai depender também da sua criatividade e do estilo de decoração da casa. Por exemplo: residências com um design minimalista pedem espécies de tonalidades e texturas discretas, como as azaléias e as famosas orquídeas, que são o suprassumo da beleza quando o assunto é decoração com flores.

Imagem relacionada
Azaléia

Já para decorações mais arrojadas, as flores de cores quentes — como girassóis e gérberas — são perfeitas para favorecer a atmosfera vibrante do local. Em um décor de proposta rústica ou campestre, nada pode ser mais recomendado do que as delicadas flores do campo. Na verdade, elas são combinações de espécies como margaridas, cravos e lírios, capazes de ornar arranjos versáteis e lindíssimos.

Resultado de imagem para margaridas, cravos e lírios, em vasos
Mix de margaridas

Quanto aos vasos decorativos, uma boa dica é que a cor das peças contraste com a cor das flores, criando um efeito visual de destaque. Mas, se você prefere uma atmosfera mais neutra, poderá apostar sem medo nos vasos de vidro ou cerâmica, que vão bem com tudo. Sobre o tamanho do vaso, vai depender do padrão da espécie. Conforme for, poderá ser necessária a troca de vaso para acompanhar o crescimento da planta.

Via de regra, a escolha dos vasos deve seguir uma relação proporcional. Ou seja, arranjos maiores são indicados para áreas mais amplas da residência. Enquanto os vasos menores devem ser utilizados para valorizar aqueles cantinhos mais discretos, como o móvel do corredor ou a bancada do lavabo. Em seguida, listamos as principais dicas para utilizar flores na decoração conforme o cômodo da casa. Confira!

SALAS

O living e a sala de jantar são os cômodos campeões em receber flores decorativas. Afinal, por serem áreas de convívio, as espécies serão mais notadas e apreciadas. Os arranjos menores são comumente dispostos sobre aparadores no hall de entrada e em mesinhas de canto ou centro.

Resultado de imagem para flores no hall de entrada

Já naqueles vãos sob a escada ou nas portas de acesso à varanda, os arranjos grandes caem muito bem. Posicionados diretamente sobre o chão, eles valorizam o espaço “vazio” sem pecar pelo excesso e sem comprometer a circulação. Esse, aliás, é o erro mais comum quando se trata de arranjos grandes. Então, anote a dica valiosa: o vaso jamais poderá atrapalhar a passagem ou aquele bate-papo típico da mesa de jantar.

COZINHA

As cozinhas tendem a ser cômodos mais sobrecarregados na residência, devido à quantidade de eletrodomésticos necessários. Até mesmo nas cozinhas maiores essa impressão pode ser notada. É por isso que, nessas áreas, as pessoas costumam priorizar pisos e revestimentos neutros para que o local fique mais harmonioso.

Não é que seja proibido abusar das cores na cozinha. Mas, quem opta por essa proposta, já sabe que precisará caprichar nas instalações e em cada peça do décor. Com as flores não poderia ser diferente. Então, para dar aquele toque de frescor ao cômodo sem pecar pelo excesso, o mais recomendado é priorizar espécies neutras e discretas.

Além disso, cuide para que elas não fiquem muito próximas às áreas de temperaturas desfavoráveis, como fogão ou geladeira. Por outro lado, os parapeitos das janelas ou as bancadas de café são ótimos locais para posicionar os arranjos. Dialogando com a temática do cômodo, uma boa dica é apostar na tendência de utilizar as garrafas de vidro como vasinhos. Fica um charme!

Resultado de imagem para flores na bancadas de caf
uma bancada com várias coisinhas é perfeito para adicionar um vaso com flores naturais de preferencia

BANHEIROS E LAVABOS

Engana-se quem pensa que banheiro não é lugar de flor. Pelo contrário, devido ao perfume e à delicadeza das espécies, elas contribuem para dar deixar o cômodo mais leve e harmonioso. A única ressalva é justamente quanto à espécie escolhida, que precisa ser mais resistente para suportar a umidade característica da área.

As suculentas, por exemplo, são excelentes opções. Discretas e versáteis, combinam com qualquer estilo de décor e resistem muito bem em condições quentes e úmidas. Flores mais perfumadas como lírios, frésias e lavandas também são ótimas alternativas para lavabos e banheiros, embora demandem mais cuidados de manutenção.

Resultado de imagem para flores no BANHEIROS E LAVABOS

DORMITÓRIOS

Até pouco tempo atrás, os quartos eram outros cômodos subestimados quanto ao uso de flores na decoração. Mas, assim como nos banheiros, basta acertar na escolha da espécie e será possível trazer mais delicadeza também para essas áreas. Para não comprometer a proposta de relaxamento do ambiente, o ideal é priorizar espécies de porte menor e de cores claras, como lavandas e jasmins.

Imagem relacionada
arranjos de jasmim ou lírio branco são lindos

Nas não se esqueça de que, qualquer que seja a flor escolhida, é preciso atentar aos cuidados básicos e às demandas de cada espécie. A periodicidade das regas, podas e adubação varia conforme a planta e deve ser seguida à risca para garantir que as suas flores durem por muito mais tempo. Uma última dica é evitar manter os arranjos perto de lareiras, aquecedores ou aparelhos de ar-condicionado, pois essas condições não são vantajosas para nenhuma espécie.

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado24 horas por dia:
Twitter - Gazeta do CerradoTwitter: (@Gazetadocerrado): https://twitter.com/Gazetadocerrado?s=09
YouTube - Gazeta do CerradoYouTube vídeo reportagens e transmissões 🔴 AO VIVO🔴: https://www.youtube.com/c/GazetadoCerrado-TVG
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais (63) 981-159-796

 

Sua opinião é muito importante: