Otimiza atendimento: WhatsApp Business possui recursos para ajudar pequenas e médias empresas

Dicas podem ajudar a otimizar conversas do WhatsApp Business — Foto: Raquel Freire/TechTudo

O WhatsApp Business possui recursos que podem ajudar proprietários de pequenas e médias empresas a otimizarem o atendimento aos clientes pela plataforma. A vertente profissional do WhatsApp permite, por exemplo, organizar o fluxo de conversas utilizando etiquetas identificadoras, enviar respostas automáticas e preencher um perfil com informações detalhadas do negócio. Também é possível analisar o alcance das mensagens, identificando a receptividade das mensagens entre os consumidores.

Atualmente, mais de cinco milhões de pequenas e médias empresas utilizam o serviço em todo o mundo. O aplicativo pode ser baixado em celulares com Android, iPhones (iOS) e também pode ser acessado pela versão Web em computadores. Confira, a seguir, algumas dicas para aproveitar ao máximo as funcionalidades do WhatsApp Business e aprimorar a comunicação com os clientes.

1. Preencha o perfil da empresa

Configurar o perfil no WhatsApp Business pode passar mais credibilidade — Foto: Helito Bijora/TechTudo

Configurar o perfil no WhatsApp Business pode passar mais credibilidade — Foto: Helito Bijora/TechTudo

Criar um perfil com informações completas pode passar credibilidade e profissionalismo ao cliente, mostrando que ele está, de fato, falando com uma empresa de verdade. Por isso, é importante preencher dados como nome, endereço físico, horário de atendimento em todos os dias, telefone para contato, e-mail e site. Adicionar uma foto de perfil com a marca da empresa também deve ajudar o cliente a identificar seu negócio. Lembre-se de sempre atualizar as informações, caso haja mudanças.

2. Use etiquetas para organizar conversas

A função etiquetas do WhatsApp Business ajuda a atender as demandas com mais controle e organização — Foto: Marvin Costa/TechTudo

A função etiquetas do WhatsApp Business ajuda a atender as demandas com mais controle e organização — Foto: Marvin Costa/TechTudo

Você pode sinalizar as conversas com etiquetas coloridas, categorizando os clientes e facilitando a organização das mensagens. É possível determinar uma cor para cada categoria, da maneira que preferir. Com a função, é possível, por exemplo, distinguir clientes novos dos antigos, sinalizar pedidos em aberto, marcar pessoas por localidade, atendimentos urgentes, entre outras possibilidades. O recurso é indicado principalmente para empresas que recebem um grande número de mensagens todos os dias.

3. Configure respostas rápidas

Empresas podem criar mensagens rápidas para usar nas conversas do WhatsApp Business no iPhone — Foto: Divulgação/WhatsApp

Empresas podem criar mensagens rápidas para usar nas conversas do WhatsApp Business no iPhone — Foto: Divulgação/WhatsApp

Ser rápido nas respostas pode passar uma boa impressão no atendimento e ajudar a conquistar novos clientes pelo WhatsApp. Para isso, a plataforma permite criar respostas prontas que podem ser acionadas diretamente dentro da conversa, para que você responda seus clientes de forma rápida e assertiva. O recurso evita que seja preciso digitar mensagens longas, como cardápios e tabela de preços, manualmente a cada solicitação. Utilizando comandos que você mesmo pode cadastrar no app, as mensagens são completadas automaticamente, agilizando o atendimento e evitando demora nas respostas.

4. Envie mensagens automáticas

Mensagem Automática no WhatsApp Business — Foto: Reprodução/ WhatsApp. Editado Ana Paula Rocha

Mensagem Automática no WhatsApp Business — Foto: Reprodução/ WhatsApp. Editado Ana Paula Rocha

Deixar os clientes esperando durante longos períodos por uma resposta também não é interessante para o seu negócio. Para evitar esses momentos de silêncio, o app possibilita enviar mensagens automáticas, que são enviadas inclusive em horários fora do expediente. É possível criar uma mensagem personalizada de ausência, indicando o dia ou hora em que o atendimento será retomado, ou um texto de saudação, informando que você está disponível e que o cliente será atendido em breve, iniciando a conversa de forma amigável.

5. Analise as estatísticas

Tutorial mostra como visualizar estatísticas de mensagem no WhatsApp Business — Foto: Marvin Costa/TechTudo

Tutorial mostra como visualizar estatísticas de mensagem no WhatsApp Business — Foto: Marvin Costa/TechTudo

A ferramenta permite que você acompanhe o alcance das mensagens por meio de relatórios criados automaticamente. Na seção, que pode ser acessada dentro das configurações do app, é possível saber o número de mensagens enviadas, entregues e lidas pelos clientes, além da quantidade de mensagens recebidas em sua conta. Esse recurso pode ser útil para verificar se uma campanha de marketing foi bem sucedida, por exemplo, ou para identificar as melhores maneiras de se comunicar com seus consumidores.

Fonte: TechTudo
______________________________________________________________________
Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado24 horas por dia:
Twitter - Gazeta do CerradoTwitter: (@Gazetadocerrado): https://twitter.com/Gazetadocerrado?s=09
YouTube - Gazeta do CerradoYouTube vídeo reportagens e transmissões 🔴 AO VIVO🔴: https://www.youtube.com/c/GazetadoCerrado-TVG
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais (63) 981-159-796

–:–/–:–

Sua opinião é muito importante: