Nenhum tocantinense figura na lista dos parlamentares “em ascensão”; menos de 15% são mulheres

Maju Cotrim

Além da lista dos cabeças do Congresso foram divulgados os nomes dos deputados e senadores considerados em ascensão. O levantamento é feito pelo  Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap).

Além dos 100 mais influentes, o Diap relaciona outros 50 parlamentares que, segundo a metodologia, estão em ascensão. Nessa categoria, estão aqueles que recebem missões partidárias e buscam abrir canais de interlocução, criando espaços próprios.

A seleta lista com 50 nomes não traz nenhum parlamentar do Tocantins porém é preciso destacar que alguns representantes da bancada têm feito um trabalho de atuação de destaque nacional, como é o caso da deputada federal e Coordenadora da Bancada Feminina, Professora Dorinha.

Dorinha Onyx Bolsonaro e Toffoli – Divulgação

A parlamentar tem conquistado espaços importantes e articulando temas da área da Educação e da representação feminina. Nas últimas semanas ela coordenou inclusive um encontro entre as integrantes da bancada e o presidente Jair Bolsonaro.

Apenas sete mulheres estão na lista dos parlamentares considerados em ascensão, menos de 15% dos nomes.

Na lista dos que estão em ascensão estão figuras como o senador Jarbas Vasconcelos, por exemplo, e outros três senadores: Izalci (DF), Luiz Carlos Heinze (RS) e Nelsinho Trad (MS). Os senadores do Tocantins Kátia Abreu (PDT) e Irajá Abreu (PSD) ficaram fora da lista.

Dentre os deputados federais da lista em ascensão também não tem nenhum dos oito parlamentares tocantinenses. Além de Dorinha há vários nomes do Estado em evidência pela atuação embora não tenham entrado no levantamento: Tiago Dimas, que é um dos mais jovens e que conseguiu aprovar em 24 horas um projeto de sua autoria mesmo estando no primeiro mandato; Osíres Damaso que tem participado de discussões nacionais importantes além do próprio líder da bancada, o deputado Carlos Gaguim.

O levantamento atribui algumas características dos parlamentares para incluí-los na lista, entre elas, a capacidade de debater temas, formular propostas e negociar a aprovação. Na lista dos cabeças do Congresso o único parlamentar do Tocantins a figurar é o senador Eduardo Gomes do MDB que está no primeiro ano no Senado porém vem de uma série de mandatos nos quais também sempre figurou na lista de influentes.

Senador Eduardo Gomes – Divulgação

Veja a lista dos deputados e senadores em ascensão segundo o levantamento: (clique e amplie a foto para ler)

Clique aqui para ver mais detalhes sobre os cabeças do Congresso e os considerados em ascensão:

Leia aqui Reportagem da Gazeta mostrando a lista dos cabeças do Congresso:

Destaque Nacional: Eduardo Gomes é o único do Tocantins na lista dos Cabeças do Congresso Nacional

Sua opinião é muito importante: