Conheça métodos que ajudam a relaxar na hora do parto

Ginástica e dança ajudam a descontrair e relaxar a musculatura. - Divulgação

O período do pré-parto é um momento de muita emoção e ansiedade para a mãe. São as últimas horas (ou minutos) de espera para enfim poder ver o filho nascer e pegá-lo no colo. Junto com esse turbilhão de sensações também vem as contrações, que podem ser intensas. Para aliviar essas dores e proporcionar mais tranquilidade para a gestante, o Hospital Dom Orione adota métodos não farmacológicos, como massagens, relaxamento e até dança.

Além de aliviar a dor, esses métodos contribuem para o aumento da dilatação e para a aceleração do trabalho de parto. Milena Rodrigues, fisioterapeuta obstétrica do Hospital Dom Orione, esclarece que essa conduta proporciona mais tranquilidade para a mãe. “São manobras que deixam a gestante mais acomodada, a ajudam a se sentir em casa e minimizam suas dores”, explicou.

As acompanhantes também participam das atividades de relaxamento – Divulgação

Dentre as manobras utilizadas, estão massagens, banho de água morna, uso de bola terapêutica e dança para descontrair e relaxar a musculatura. A jovem de 25 anos, Pamila Martins da Silva participou dessas atividades. Em trabalho de parto para o seu segundo filho, ela comenta que ficou maravilhada com o atendimento. “A gente sente mais leveza, fica menos tensa, menos nervosa”, declarou.

Esses métodos fazem parte do Parto Humanizado, uma prática que estimula e cria condições para um parto normal saudável. A enfermeira coordenadora do Centro Obstétrico, Rosana Borges, explica que é um conjunto de posturas e atitudes que assegura uma melhor assistência às gestantes. “Dessa forma proporcionamos mais conforto e tranquilidade para a mãe, por meio de apoio físico e emocional”, explicou.

A fisioterapeuta obstétrica realiza massagens para aliviar as dores das gestantes em trabalho de parto – Divulgação

Atendimento

A maternidade é o setor do Hospital Dom Orione que mais atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS), beneficiando usuários do Tocantins, Sul e Sudeste do Pará e Sul do Maranhão. Em 2018, foram realizados 7.003 partos. Deste total, 6.384 (91,16%) foram feitos pelo convênio com o SUS.

Fonte: Assessoria Sagrado

_______________________________________________________________________

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado24 horas por dia:
Twitter - Gazeta do CerradoTwitter: (@Gazetadocerrado): https://twitter.com/Gazetadocerrado?s=09
YouTube - Gazeta do CerradoYouTube vídeo reportagens e transmissões 🔴 AO VIVO🔴: https://www.youtube.com/c/GazetadoCerrado-TVG
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais (63) 981-159-796

Sua opinião é muito importante: