Conheça os benefícios e usos do óleo de abacate

óleo de abacate é uma substância vegetal extraída do abacateiro (Persea americana), uma árvore originária da região da América Central e do México muito encontrada no Brasil. Seu fruto é o abacate, uma fruta rica em proteínas, vitaminas A, C e E; ácido fólico e potássio. O abacate é conhecido por ser uma fruta calórica e repleta de gorduras. No entanto, essas gorduras são boas e ajudam a controlar o nível de triglicérides e colesterol ruim.

Sendo assim, o óleo obtido a partir do abacate é muito rico em nutrientes. A extração do óleo de abacate ocorre por meio de centrifugação dos frutos quando maduros, isto é, quando estão com consistência mole – exatamente no momento em que apresentam teores mais elevados de óleo.

O principal obstáculo para obtenção do óleo de abacate é a alta quantidade de umidade que interfere no rendimento da extração, afetando sua qualidade . No entanto, novos métodos de extração já vêm sendo utilizados para aumentar o rendimento do processo de obtenção. Por ser uma substância de pequena produção mundial, o óleo de abacate possui um alto valor comercial.

óleo vegetal obtido é rico em várias substâncias que proporcionam benefícios à saúde, como lecitinas, fitoesteróis (principalmente beta-sitosterol), vitamina A e um alto teor de vitamina E, que chega a ser quase o dobro da quantidade contida no óleo de semente de uvas.

Propriedades do óleo de abacate

Devido à grande quantidade de fitoesteróis e vitamina E, o óleo de abacate apresenta muitas propriedades positivas, podendo ter diversas finalidades. A alta concentração de beta-sitosterol confere ao óleo de abacate propriedades bactericidas, antivirais e anti-inflamatórias.

Previne envelhecimento precoce

A presença de vitamina E no óleo de abacate é uma ótima substância com poder antioxidante e ajuda na prevenção de rugas e no envelhecimento precoce da pele.

Base para proteção solar

óleo de abacate é muito utilizado em protetores solares, pois apresenta efeito de absorção dos raios UV.

Remédio natural para a pele

óleo de abacate também pode ser usado no tratamento de dermatite, inflamações na pele, queimaduras, acne, psoríase e acelera a cicatrização. É um óleo comum no tratamento pós-cirúrgico, prevenindo marcas e formação de queloides.

óleo de abacate tem efeito calmante na pele irritada, aliviando coceiras e suavizando manchas, sendo um ótimo substituto para hidratantes que podem agravar ainda mais o problema, principalmente em pessoas com pele mais sensível.

Embeleza os cabelos

óleo extraído do abacate também é um ótimo hidratante para os cabelos. Proporciona hidratação para cabelos secos e fracos dando brilho e maciez. Ajuda no fortalecimento dos fios estimulando o crescimento, além de diminuir a queda capilar.

Alternativa natural para massagem

óleo de abacate tem boa penetração na pele, funcionando bem como óleo de massagem, pois deixa a pele macia e bem nutrida. Ele também pode ser misturado com óleos essenciais e outros óleos vegetais, além de ser adicionado em xampus e cremes para potencializar seus efeitos e propriedades. É um ótimo ingrediente para produção de sabão em barra.

Cosmético saudável

óleo de abacate serve como um ótimo substituto natural para produtos cosméticos e cremes, que muitas vezes contêm químicas que podem ser nocivas, como por exemplo os parabenos, prejudicando a saúde do consumidor.

Nos cosméticos, o óleo pode ser usado puro ou misturado com cremes, estimulando a produção de colágeno e evitando assim rugas e estrias, dando vitalidade à pele.

Alimento funcional

óleo de abacate também proporciona muitos benefícios à saúde por meio da alimentação. A presença de beta-sitosterol colabora para a saúde do coração, equilibrando o colesterol, além de auxiliar no tratamento de hipertrofia prostática, ajudando a reduzir o risco de câncer de próstata.

Pode ser consumido puro ou com molhos, para tempero de saladas ou em pratos quentes. Por ser estável em altas temperaturas, o óleo de abacate também pode ser usado para frituras, mantendo suas propriedades e nutrientes. Mas atenção: para consumo, o óleo de abacate deve ser puro. Certifique-se de que ele é próprio para consumo antes de ingeri-lo.

Descarte

Vale ressaltar também que o descarte indevido de óleo provoca sérios impactos ambientais, principalmente em relação a contaminação da água.

Dessa forma, o descarte de óleos vegetais em ralos e pias é inadequado, pois pode causar diversos riscos ambientais e também entupimento nos encanamentos. Portanto, evite desperdiçar e descartar óleo de abacate. Mas caso precise faça o descarte correto. Encontre quais são os postos de coleta mais próximos de sua casa nos mecanismos de busca do Portal eCycle. Lembre-se também de descartar corretamente o recipiente, se não for reutilizá-lo.

 

fonte: Portal eCycle

 

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado24 horas por dia:
Twitter - Gazeta do CerradoTwitter: (@Gazetadocerrado): https://twitter.com/Gazetadocerrado?s=09
YouTube - Gazeta do CerradoYouTube vídeo reportagens e transmissões 🔴 AO VIVO🔴: https://www.youtube.com/c/GazetadoCerrado-TVG
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais (63) 981-159-796

Sua opinião é muito importante: