“Um marco importante para o município e região”, diz prefeita de Guaraí sobre UFNT

Lires Ferneda: “Novas oportunidades vão se abrir para o acesso ao ensino superior gratuito, principalmente aos estudantes de baixa renda, que não têm condições financeiras” - Divulgação

Aprovada no Senado e à espera apenas da sanção do presidente Jair Bolsonaro, o polo da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) em Guaraí representa “um marco importante para o desenvolvimento científico, cultural e econômico do município e região”. A opinião é da prefeita de Guaraí, Lires Ferneda, que comemorou a decisão do Congresso Nacional. “Novas oportunidades vão se abrir para o acesso ao ensino superior gratuito, principalmente aos estudantes de baixa renda, que não têm condições financeiras para custear seus estudos em uma Universidade privada. Além disso, surgirão novas possibilidades de geração de empregos e renda”, destacou a gestora.

A implantação da UFNT foi aprovada no plenário do Senado na quarta-feira, dia 12. A UFNT terá sede em Araguaína, no norte do Estado. Trata-se do Projeto de Lei (PL) 2.479/2019, de iniciativa da Presidência da República, desmembra a Universidade Federal de Tocantins (UFT) e vai à sanção presidencial. Cursos, alunos e cargos dos campi de Araguaína e Tocantinópolis serão automaticamente transferidos para a UFNT, prevê a proposta, que também cria os campi de Xambioá e Guaraí, informa a Agência Senado.

“Queremos agradecer, especialmente, a Comissão Técnica da UFT que desenhou este projeto e se empenhou para que a UFNT se concretizasse. Guaraí está à disposição da UFNT para colaborar na organização no novo projeto educacional no município”, declarou a prefeita Lires Ferneda. “Nosso agradecimento especial, também, aos parlamentares do Estado do Tocantins que sempre votaram favoravelmente à nova universidade tocantinense. Muita gratidão à deputada federal Professora Dorinha Seabra Rezende por incluir Guaraí no projeto, à ex-deputada federal Josi Nunes, ao ex-senador Ataídes Oliveira e à senadora Kátia Abreu”, finalizou.

Fonte: Ascom Guaraí

________________________________________________________________________

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado24 horas por dia:
Twitter - Gazeta do CerradoTwitter: (@Gazetadocerrado): https://twitter.com/Gazetadocerrado?s=09
YouTube - Gazeta do CerradoYouTube vídeo reportagens e transmissões 🔴 AO VIVO🔴: https://www.youtube.com/c/GazetadoCerrado-TVG
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais (63) 981-159-796

Sua opinião é muito importante: