Período de seca exige cuidados com a pele, especialista orienta

O período de estiagem e a temporada de ventania no Tocantins estão apenas começando. Segundo informações do meteorologista e professor da Universidade Federal do Tocantins, José Luís Cabral, estes meses são marcados pela grande recorrência de ventos na região.

Ele explica que isso ocorre porque cria-se um grande sistema atmosférico que favorece as rajadas de vento, que nas primeiras horas do dia, podem chegar a 40km por hora. A velocidade média do vento varia entre 2 a 2/5 metros por segundo.

Essas condições climáticas exigem mais atenção com a pele. Com a grande incidência de ventos e com a queda da umidade do ar, situações corriqueiras nessa época do ano, é comum haver o ressecamento de diversas áreas do corpo. “A pele é uma das principais barreiras de proteção do organismo. Se estiver ressecada, pode ficar mais suscetível a doenças de pele, manchas, feridas e entrada de agentes maléficos”, explica a biomédica esteta Giorgia de Bortoli.

De acordo com a profissional, nessa época do ano a pele exige mais atenção e mais hidratação. “A principal recomendação é redobrar a atenção com a alimentação e com o consumo de água, pois o organismo, como um todo, precisa permanecer hidratado”, disse ela.

Além dos cuidados com a alimentação, a biomédica ressaltou a necessidade do uso de produtos específicos. “A indicação é hidratar a pele com cremes específicos, e nem precisa ser os mais caros, em termos de hidratação, os mais eficazes são os cremes consistentes, grossos, com glicerina, óleos e outras substâncias que ajudem a fixar o efeito”, ressaltou.

Giorgia explica que algumas áreas do corpo, como pés, cotovelos e joelhos, são facilmente acometidas pela desidratação. “Nesses locais aconselho o uso de hidratantes a base de ureia”, recomendou.

A biomédica também alertou para os cuidados com a pele do rosto. “O rosto é mais sensível e necessita de fotoproteção e hidratação com produtos exclusivos, principalmente se o paciente tiver tendência à acne ou outros problemas”, disse ela, ressaltando que os lábios também devem ser protegidos com hidratantes labiais. 

fonte: Coisas da Erica

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado24 horas por dia:
Twitter - Gazeta do CerradoTwitter: (@Gazetadocerrado): https://twitter.com/Gazetadocerrado?s=09
YouTube - Gazeta do CerradoYouTube vídeo reportagens e transmissões 🔴 AO VIVO🔴: https://www.youtube.com/c/GazetadoCerrado-TVG
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais (63) 981-159-796

Sua opinião é muito importante: