Com águas cristalinas e mornas, a Lagoa Bonita nas Serras Gerais pode ser reaberta para visitação

As Serras Gerais, têm sido roteiro constante de turistas, que buscam os diversos pontos turísticos da região Sudeste do Tocantins, considerada a maior cadeia de serras do Brasil. Localizada no município de Novo Jardim, a Lagoa Bonita, é um dos mais belos atrativos, situada na margem do Rio Palmeira, com acesso também pelo município de Dianópolis.

Há cerca de três anos, a Lagoa Bonita, que é localizada em área particular, foi interditada por meio de ação do Ministério Público Estadual (MPE), pelo mal uso do atrativo.

Com águas cristalinas e mornas, a Lagoa Bonita, oferece um banho relaxante e prazeroso ao turista, em local de natureza preservada, distante cerca de 30 km para Novo Jardim e também para Dianópolis.

Nesta semana, o prefeito de Dianópolis, Padre Gleibson Moreira e o prefeito de Novo Jardim, Arlindo Cipolatto, procuraram o proprietário do local, com o objetivo de organizar a reabertura do atrativo. “As Serras Gerais é um todo, onde temos vários município, com centenas de atrativos, desde cachoeiras, lagoas, rios, cânions, cavernas, trilhas. A Lagoa Bonita é um dos atrativos mais bonitos da região. O turista já sabe da existência dela e procura. Diante do que será investido nas Serras Gerais, em parceria com Governo Federal e Estadual, temos que buscar meios de viabilizar o acesso à Lagoa Bonita”, disse o prefeito de Dianópolis.

Ainda de acordo com Padre Gleibson, diante do potencial das Serras Gerais, da região Sudeste para o turismo, surgiu a busca pelo prefeito de Novo Jardim. “Tudo é feito com parceria. Não podemos olhar o turismo do Sudeste, como um turismo local. Somos As Serras Gerais. Procuramos o prefeito Arlindo e juntos, buscamos o proprietário da Lagoa, iniciamos a primeira conversa e vamos buscar autoridades fiscalizadoras, governo, e também o Sebrae, além daqueles que vivem e trabalham com turismo, para que juntos, possamos reabrir a Lagoa Bonita, dentro daquilo que é previsto pelos órgãos de fiscalização ambiental”, pontuou.

O prefeito de Novo Jardim, destacou a importância do turismo na região. “O Sudeste já é visto com uma potencial cultural e agora ganha destaque no Brasil e no mundo com as Serras Gerais. Queremos fomentar a região por meio do turismo. A Lagoa Bonita está entre Dianópolis e o nosso município. Vamos fortalecer a parceria entre as prefeituras, para que juntos, possamos reabrir esse atrativo e oferecer turismo com segurança ao turista, dentro daquilo que exige os órgãos fiscalizadores”, frisou Arlindo Cipolatto.

A visita ao proprietário, contou com a presença da secretária de meio ambiente do município de Novo Jardim, Manoela França. Uma nova reunião foi marcada para a próxima segunda-feira, para debater os próximos passos que deverão nortear a reabertura da Lagoa Bonita.

Texto: Ceila Menezes

Sua opinião é muito importante: