Curta produzido por alunos palmenses é classificado para festival internacional de cinema

O curta-metragem ‘Mel e o Anjo’, produzido como parte do projeto Eu Faço Cine na Escola, desenvolvido na Escola de Tempo Integral (ETI) Sueli Reche, em Palmas, foi classificado para a 8ª edição do Festival Internacional Pequeno Cineasta, que será realizado no Rio de Janeiro em data ainda a ser definida.

Pioneiro e único no Brasil, o festival exibe filmes feitos, exclusivamente, por cineastas de 8 a 17 anos do mundo inteiro, e tem como objetivo mostrar o olhar das crianças e jovens através das lentes do cinema. Este ano, foram 334 inscrições, das quais foram selecionados 40. ‘Mel e o Anjo’ será exibido na categoria Mostra Nacional Criança.

A produção tocantinense apresenta Melina, uma garota de seis anos que aborda brincando um assunto que merece nossa atenção. A morte do irmão mais novo esquecido pelo pai dentro do veículo da família no estacionamento do trabalho. O filme tem um forte apelo social e busca levar à reflexão acerca da rotina do dia a dia.

Totalmente produzido pelos alunos da escola sem auxílio profissional, o filme teve a orientação do então professor de Língua Espanhola e de Produção e Pesquisa Textual, Ademir Bandeira. Para ele, trabalhar o audiovisual em sala de aula oportuniza aos estudantes um olhar prático no conteúdo estudado em sala de aula e propicia o exercício de outros valores. “A produção de um curta requer trabalhar em equipe. Isso é muito valoroso para o crescimento humano e muito importante para a formação do estudante”, acredita.

Ademir hoje ocupa a direção da ETI Luiz Nunes Oliveira do distrito de Buritirana, onde o projeto Eu Faço Cine na Escola continua em atividade. “Em breve poderemos ter outras produções do Tocantins sendo exibidas em salas de todo o país, pois a continuidade do trabalho está sob a orientação de bons professores”, considera o agora diretor. O projeto Eu Faço Cine na Escola foi implementado em 2016 e já teve diversas produções classificadas para festivais de cinema em todo o país. O canal do projeto no YouTube tem produções com temáticas variadas, inclusive o cotidiano da escola.

Ficha técnica

Equipe de Produção

Direção: Carla Bastos

Roteiro: Bruna Vieira Cruz e Carla Bastos

Figurino: Cristina Vieira Amaral

Direção de Arte: Carla Bastos

Caraterização: Cristina Vieira Amaral

Captação de Som: Jales Lima da Silveira Júnior

Desenhos: 6°/7°/8°/9°

Trilha Sonora: Caixinha de Música – Disponível no Youtube.com

Produção Executiva: Eu Faço Cine na Escola – Ademir Bandeira

Sua opinião é muito importante: