Iniciado no último sábado, 29 de abril, com uma oficina de artes plásticas e cênicas para crianças e encerrado na segunda-feira, 1º de maio, com a Corrida de Canoas Tradicionais, o 2º Festival de Canoagem e Ecologia do Cantão reuniu em sua programação eventos ligados às artes e aos esportes para chamar a atenção para uma das principais áreas de preservação do Tocantins, que é o Parque Estadual do Cantão, que fica no município de Caseara, a cerca de 260 Km de Palmas. O evento foi realizado pelo Instituto Natureza do Tocantins – Naturatins em parceria com o Instituto Araguaia e com a Prefeitura de Caseara.

2o Festival de Canoagem Cantão_Foto Alvaro Vallim-GovTO (12)

Para o presidente do Naturatins, Herbert Brito Barros (Buti), o evento aproxima o Parque Estadual do Cantão da comunidade de Caseara e ajuda a atrair turistas fora da tradicional temporada de praias. “Eventos desta envergadura mostram que a interação entre o Parque e a comunidade de Caseara é importante para os dois e nos mostra que é possível atrair turistas fora da temporada normal de praia, que acontece só no mês de julho”, destacou.

Ele refletiu ainda que o Festival uniu atividades esportivas e culturais chamando a atenção para a preservação do Meio Ambiente. “Tivemos aqui duas atividades que a maioria dos moradores desta cidade nunca viu, que foram o balé e a orquestra, e com elas chamamos a atenção para a questão ambiental e do Parque do Cantão”, comentou.

Já a prefeita de Caseara, Ildislene Santana, frisou que o município está em nova fase e que sua gestão pretende fazer todo o possível para incentivar o turismo. “Com o turismo nós movimentamos a economia da cidade e vejam que neste evento nós estamos com os hoteis lotados e assim nossa população tem como aumentar sua renda”, declarou.

De acordo com a presidente do Instituto Araguaia, Silvana Campelo, o segundo festival foi muito maior que o primeiro, mostrando que a Prefeitura de Caseara aderiu à ideia e que a comunidade também está integrada. “Juntas, as três instituições puderam trazer um evento muito maior que o do ano passado”, frisou. Ela enfatizou ainda que o evento mostrou que a canoagem é o maior potencial de turismo do Cantão. “Este é um potencial turístico que pode ser explorado o ano inteiro e não apenas no mês de julho, como é a temporada de praia, e a população pode participar, já que a canoagem é uma atividade tradicional”, afirmou.

Sábado

2o Festival de Canoagem Cantão_Foto Alvaro Vallim-GovTO (2)

O primeiro dia de evento contou com a Oficina Infantil Fazendo Arte no Cantão, ministrado pela coreógrafa Luciana Yegros e pela advogada Alessandra Ulrich. Usando as mesmas técnicas que usaram para as esculturas de cabeça da Exposição Folia do Bicho Rei (que ficará no Centro de Visitantes do Parque do Cantão até o final de julho deste ano), as crianças confeccionaram um material denominado de Peixinhos do Cantão, que foi utilizado numa coreografia, também com as crianças, durante a abertura do Festival no auditório da unidade.

2o Festival de Canoagem Cantão_Foto Alvaro Vallim-GovTO (3)

Luciana Yegros também produziu o espetáculo de ballet clássico apresentado na noite de abertura do Festival, com os bailarinos Wallace Rocha e Gláucia Freire. A apresentação “Aurora e Crepúsculo no Cantão” arrancou do público reações e uma interação inesperadas e surpreendentes. “Foi muito emocionante ver a reação do público, crianças, adultos e idosos, que nunca tinham visto um espetáculo de ballet e a cada gesto, cada movimento, cada olhar, o público reagia”, relatou.

2o Festival de Canoagem Cantão_Foto Alvaro Vallim-GovTO (9)

Ainda no mesmo dia, também no auditório do Parque do Cantão, a Orquestra Viva a Música da Universidade Federal do Tocantins (UFT), sob a regência do maestro Bruno Barreto, apresentou músicas dos repertórios clássico e popular.  2o Festival de Canoagem Cantão_Foto Alvaro Vallim-GovTO (5)

Para fechar a noite, o show de rock da banda Jabutis Voadores do Cerrado em Chamas chamou a atenção da população de Caseara e turistas no palco da Pracinha de Caseara..

2o Festival de Canoagem Cantão_Foto Alvaro Vallim-GovTO (6)

Passeio

2o Festival de Canoagem Cantão_Foto Alvaro Vallim-GovTO (7)

No domingo, 30, um passeio com canoas tradicionais, canoas de fibra e apoio de barcos a motor reuniu mais de 70 participantes. O percurso na região do Cega Machado foi de cerca de 15 quilômetros de extensão e foi encerrado com um almoço no camping da Fazenda Guaíra. Para o canoísta paraolímpico Fernando Fernandes, que remou pela primeira vez numa canoa de madeira, o passeio foi repleto de descobertas. “Foi uma experiência muito diferente do esporte que eu pratico e ainda passamos por lugares de belezas naturais muito diferentes do que eu já vi”, relata. Sempre solícito, atendeu a todos os pedidos de fotos e selfies.

A noite de domingo teve ainda mais uma apresentação da Orquestra da UFT, desta vez em praça pública, mostrando novamente repertório variado. O maestro Bruno Barreto disse primeiro ter ficado surpreendido pelo convite, mas que foi uma experiência nova e diferente, já que a orquestra tem se apresentado mais em eventos culturais. “Para nós foi uma experiência diferente, poder unir a música com um evento de cunho ambiental e com um público que não está acostumado a este tipo de apresentação”, avaliou.

O encerramento do domingo foi com o músico Paraná dos Teclados, que tocou forró para o público dançar entrando pela madrugada.

Competição

A competição das Canoas Tradicionais reuniu mais de 20 atletas, entre jovens e idosos, e foi disputada em cinco baterias. As duas primeiras baterias foram em duplas, respectivamente, masculinas e femininas, sendo que sagraram-se vencedoras as duplas Wilson Taboca e Antônio Carlos e Cida e Zilda.

2o Festival de Canoagem Cantão_Foto Alvaro Vallim-GovTO (14)

Depois disso foi disputada a categoria individual masculina com duas baterias classificatórias e uma bateria final. Foi nesta categoria que o atleta paralímpico Fernando Fernandes, que veio a convite do Instituto Araguaia, disputou a primeira classificatória e acabou afundando ao fazer a curva da primeira boia. Ele participou da bateria final sem concorrer e conseguiu completar o circuito. O vencedor foi Wilson Taboca, que também ganhou a mesma categoria no ano passado.

Na categoria remador tradicional, disputada em apenas uma bateria, a vencedora foi Veldiz Pereira, também vencedora em 2016. Fernando Fernandes fez questão de entregar o troféu de vencedora a dona Veldiz. Ele também entregou o prêmio a Wilson Taboca. Fernando Fernandes avaliou que os competidores têm potencial para a canoagem olímpica. “Todos os atletas aqui têm potencial

 

A entrega dos troféus e prêmios em dinheiro foi feita pelo gerente do Parque Estadual do Cantão, Adailton Glória,  superintente do Naturatins, Natal César Castro, pelo atleta paralímpico Fernando Fernandes, pela secretária de Turismo de Caseara, Nazaré Martins, pela prefeita de Caseara, Ildislene Santana, pela presidente do Instituto Araguaia, Silvana Campelo, e pelo presidente do Naturatins, Herbert Brito Barros.

Presenças

Além de secretários e outras autoridades municipais, estiveram presentes durante o evento o superintendente de Gestão Ambiental do Naturatins, Natal César Alves de Castro e a deputada federal Josi Nunes, que participou apenas da abertura no sábado. Ela elogiou a realização do evento e se colocou à disposição para apoiar a próxima edição. “Deixo o meu abraço à população de Caseara e parabenizo a Prefeitura de Caseara, o Instituto Araguaia e o Naturatins por realizar este grandioso e importante evento, que certamente é apenas o início para muitos outros”, destacou a deputada.

Resultados Canoagem com Canoas Tradicionais

Dupla Masculina

1º – Wilson Taboca/Antônio Carlos

2º – Cleiton/ Marciley

3º – Diego/Tiadorinho

Dupla Feminina

1º Cida/Zilda

2º Bete/Simone

Individual Masculina

1º – Wilson Taboca

2º – Ronaldo

3º Edvânio

Tradição

1º – Veldiz Pereira

2º – Maria do Socorro

3º – Eva