Dados divulgados pela Associação de Revendedores de Insumos Agropecuários de Porto Nacional e Região (AREIA) apontam que de janeiro a novembro deste ano 350 toneladas de embalagens vazias de insumos agrícolas foram retiradas do campo na região Centro-Sul e encaminhadas para reciclagem de maneira correta e segura. A associação é responsável pela logística reversa da destinação dos produtos. O resultado demonstra a responsabilidade dos empresários do setor com a sustentabilidade e preservação ambiental.

 

“Nós do ramo do agronegócio atuamos na cadeia produtiva de alimentos. Estamos todos empenhados em fazer da melhor forma a prevenção do meio ambiente que vivemos e para as futuras gerações produzir com sustentabilidade”, avalia o presidente da associação, Joaney Tavares dos Santos.

 

Para ele, dados apresentados em recente reunião da entidade com empresários, autoridades e produtores revela que o agronegócio contribui para a conservação do meio ambiente.

 

A AREIA é uma entidade sem fins lucrativo composta por 30 empresas ligadas ao agronegócio no setor de distribuição de insumos e defensivos agrícolas na região centro sul do estado do Tocantins, cujo objetivo é promover a gestão correta e segura da logística reversa das embalagens vazias de defensivos agrícolas comercializadas na região, além de promover ações socioambientais e de desenvolvimento sustentável.

 

Conforme a lei 9.974/2000, cabe a associação indicar o local que o produtor deve devolver o material. Ainda é responsabilidade da associação os cuidados e manutenção do local. Já o produtor é responsável pela tríplice lavagem e devolução para os locais indicados.

 

EDUCAÇÃO AMBIENTAL 

 

Durante o evento foi apresentado os dados de recolhimento e destinação correta e segura das embalagens vazias de Defensivos Agrícolas, que segundo a Associação foram retiradas do campo do dia 01 de Janeiro de 2016 até o momento aproximadamente 350 toneladas de embalagens vazias, as quais foram destinadas corretamente para a reciclagem.

 

A associação apresentou ainda o resultado do Programa de Educação Ambiental do Instituto Nacional de Recebimento de Embalagens Vazias executado pela AREIA em parceria com a secretaria de Educação do município de Porto Nacional, com a temática “Resíduos Sólidos: Responsabilidade compartilhada”.

 

Neste ano participaram cinco escolas e 450 alunos do ensino fundamental, professores, coordenadores, diretores e gestores da educação. Ainda no evento foram premiados os melhores alunos, selecionados pela redação e desenho, sendo que estes ganharam um tablete para contribuir com sua formação escolar. “Nosso principal alvo é mostrar para nos jovens que são nossos futuros sucessores, acerca do papel que estamos fazendo hoje para a preservação do meio ambiente”, declarou Joaney Tavares dos Santos.

AREIA-apresentacao-2

Segundo ele, a ideia é contribuir para a formação da consciência dos alunos sobre direitos e deveres ambientais, a partir da noção de “responsabilidade compartilhada”. “Todos os agentes da sociedade têm o compromisso de buscar soluções que minimizem os impactos causados por esses resíduos à saúde e ao meio ambiente. Para tal, os alunos terão contato com a política nacional de resíduos sólidos de forma adaptada à faixa etária, que tem como objetivo ser um chamado para que cada um dos agentes da sociedade cumpra o seu papel na gestão dos resíduos sólidos”, comentou.

 

PALESTRAS SOBRE SUSTENTABILIDADE 

 

A reunião contou com a presença de produtores, empresários e representantes de instituições públicas como a Adapec (Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins). Houve palestras voltadas ao tema. O engenheiro agrônomo e mestre em produção vegetal Melque do Vale falou sobre “Sustentabilidade socioambiental do agronegócio tocantinense”; o diretor de defesa em inspeção em sanidade vegetal da Adapec, Carlos César Barbosa Lima, abordou o tema

 

“Nivelamento dos procedimentos de fiscalização da Adapec”; o empresário e diretor da AREIA, Wagner Corrêa Gomes proferiu palestra sobre “Práticas sustentáveis na gestão de defensivos agrícolas”; E o executivo estadual da Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (ANDAV), o engenheiro agrônomo André Fernando Caldato palestrou sobre a “Distribuição de Insumos Agropecuários Colaborando com o Meio Ambiente”.

.

Para Wagner Corrêa Gomes, um dos palestrantes, destacou que a reunião de prestação de contas mostra para a sociedade tocantinense o papel inovador e responsável do setor de distribuição. “São práticas de ações sustentáveis no ponto de vista ambiental e social que visam informar a sociedade que o setor aplica práticas sustentáveis na utilização dos insumos e defensivos agrícolas, de forma a proporcionar uma agricultura com responsabilidade sem nenhum ou com o mínimo impacto ambiental possível”, declarou.