Foto – Gazeta do Cerrado

Especial Gazeta do Cerrado

A Gazeta do Cerrado e sua empresa RAKA Comunicações chega aos seus 6 anos consolidada como um veículo de referência de notícias confiáveis e jornalismo que pauta o Tocantins e sua gente! A noite de lançamentos neste sábado, 30, foi marcada por emoção, compromisso social e representatividade indígena.

São três grandes projetos: Um documentário, longa metragem, sobre a cosmologia de criação dos quatro grandes povos indígenas do Tocantins, “Lendas do Cerrado”; um livro de biografias sobre as lideranças femininas das comunidades quilombolas do Tocantins, e um livro ficção, um romance policial inspirado na história, na cultura e em fatos reais, “Algemas da Paixão”.

  1. LENDAS DO CERRADO

O Documentário, assinado pelo diretor e roteirista Marco Aurélio Jacob, conta a história da cosmologia da criação dos quatro povos mais populosos do Tocantins, os Apinazêd (Apinajé) da região do Bico do Papagaio, norte do Tocantins; os Krahô, de Itacajá e Goiatins; os Akwē (Xerente) de Tocantínia; e os Iny (Karajá) da Ilha do Bananal.

Ficha técnica:

“Lendas do Cerrado” – Documentário – Brasil – 138 minutos – 2022

  • Classificação Livre
  • Roteiro e Direção: Marco Jacob
  • Assistência de Direção: Antônio Neves
  • Direção de Fotografia: Marco Jacob
  • Edição e Operação de Câmera: Felipe Meneses
  • Captação e montagem de som: Diego Brito
  • Design de Som: Iury Vilar
    Fotos Still: Emerson Silva
  • Legendas: Mara Rita Rhoden e Silvio Moreno
  1. GUERREIRAS POPULARES QUILOMBOLAS

Saímos pelos quilombos tocantinenses e em cada um deles encontramos mulheres de várias idades e estilos, mas em comum uma garra impressionante. Alguns cenários de vida revoltantes e em todos eles mulheres prontas para fazerem a transformação. Donas de si, com olhares fortes e histórias para serem desbravadas. Neste livro você vai conhecer um pouco da historia e da realidade delas que são protagonistas em suas comunidades e símbolo de resistência. São guerreiras porque não abrem mão de lutar em meio a uma sociedade extremamente em dívida com a assistência aos quilombos deste país. O universo das mulheres quilombolas merece ser respeitado. Este livro é sobre isso: o reconhecimento a tantas histórias e valorização das trajetórias femininas quilombola. Você tem muito que aprender com elas! “Uma luta a cada dia” – Dona Juscelina

Ficha técnica:

“Guerreiras Populares Quilombolas” – Livro Bibliografias – Brasil – 128 páginas

  • Classificação livre
  • Idealizadora e organizadora: Maju Cotrim
  • Produção Executiva: Marco Jacob
  • Edição: Gustavo Rossetti Viana
  • Diagramação: Rogério Carneiro
  • Fotos: Felipe Meneses, Marco Jacob, Ludimila Carvalho, arquivos pessoais
  • Revisão: Rubens Gonçalves
  • Produção: Hemily Araújo, Jota Pereira
  • Entrevistas: Maju Cotrim e Gustavo Rossetti
  • Textos: Maju Cotrim, Rubens Gonçalves, Gustavo Rossetti, Jéssica Albuquerque
  1. ALGEMAS DA PAIXÃO

Livro “Algemas da Paixão”, um romance policial com cara de filme de suspense, de autoria de Marco Jacob. Baseado em fatos reais, eventos históricos e tradicionais do Tocantins e personagens da cultura, este romance policial é de tirar o folego.

Um amor adolescente que segue pela vida toda, com elementos da cultura regional e personagens marcantes, mostram o lado humano das restrições e dificuldades para poder concretizar a união, com nuances do misticismo e as intempéries de uma prisão. O eixo principal do romance: é de um casal de amantes mata o marido traído (mestre de capoeira), e vão presos. O amante vai pra cadeia, era o contramestre de capoeira, tem problemas na cadeia e sofre um julgamento do PCC. Já a amante, se recusa a ser namorada da líder de cela e ameaçada, seduz e casa com o carcereiro.

Qual será o desfecho desta história que se inicia com crime hediondo dentro de uma igreja.

Um trilher que irá mexer com o imaginário das consequências dos amantes e o final pode revelar que o pior que pode acontecer, tem sempre uma segunda chance com base nas “Algemas da Paixão”.

Ficha técnica:

“Algemas da Paixão” – Livro Ficção – Romance Policial – Brasil – 120 páginas

  • Classificação: 16 anos
  • Autor: Marco Jacob
  • Produção Executiva: Marco Jacob
  • Fotos da capa: Marco Jacob
  • Revisão: Seleucia Fontes
  • Edição, capa e diagramação: Henrique Alves Rafael

A abertura mostra o lançamento do diretor da Gazeta, em sua primeira imersão literária com o livro “Algemas da Paixão”:

Prof. Dr. George França, Vanderlei Luxemburgo e o autor Marco Jacob

A RAKA Comunicações/Gazeta do Cerrado lançou produtos inéditos: o livro “Guerreiras Populares Quilombolas”, um resgate histórico e bibliográfico da trajetória de várias mulheres quilombolas tocantinenses feito pela jornalista Maju Cotrim com a produção executiva de Marco Jacob.

Dep. Federal, Prof. Dorinha – Foto – Gazeta do Cerrado

O segundo produto foi o filme “Lendas do Cerrado” do cineasta e co-fundador da RAKA/Gazeta do Cerrado Marco Aurélio Jacob que traz material documental inédito sobre os povos indígenas, abordando a cosmologia (mitologia) de criação dos quatro maiores povos indígenas do Tocantins.

Livros lançados pela RAKA Comunicações- Foto – Gazeta do Cerrado

O lançamento além de uma retrospectiva da história da Gazeta, o evento propiciou uma troca de experiências e lugar de fala para indígenas e quilombolas.

Em duas rodas de conversa quilombolas e indígenas falaram sobre suas demandas e agradeceram a Gazeta e a Raka pela oportunidade de serem pautados nos produtos especiais. Maju e Marco foram cumprimentados pelos presentes pela história da Gazeta e envolvimento social.

A jovem líder quilombola Ludimila falou da necessidade de titulação dos territórios quilombolas e foi aplaudida por seu discurso de atenção a causa. A Griô Dona Lena também explicou como funciona a transmissão de saberes na comunidade Dona Juscelina.

Os indígenas falaram da importância da preservação cultural e atenção á educação e respeito aos saberes.

Foto – Gazeta do Cerrado

“Mostramos nosso viés social e nos emocionamos com esse momento importante que trazemos materiais inéditos para a sociedade, o livro e é um marco para o país porque é o primeiro que traz biografias quilombolas”, disse a autora, jornalista e Editora Chefe, Maju Cotrim.

Foto – Gazeta do Cerrado

Para Marco Jacob, os lançamentos marcam um momento muito importante na história da Gazeta do Cerrado e da empresa que fundou o jornal, a RAKA Comunicações.

“Estes lançamentos da RAKA Comunicações que produz a Gazeta do Cerrado, marcam um momento importante da nossa história, de produções artístico-culturais que ressaltam exatamente o nosso propósito enquanto empresa produtora de conteúdo assim como de seus sócios Maju Cotrim e Marco Jacob, que é valorizar e dar voz a riqueza cultural que temos em nosso país. Os Indígenas e quilombolas, tem um legado e infelizmente não tem o devido valor que fazemos questão de exaltar e mostrar o por quê eles tem tanto a contribuir como o exemplo de gestão e liderança comunitária realizada pelas mulheres quilombolas e como toda a mitologia indígena e seu conhecimento profundo sobre a terra, agricultura e medicina que são inclusive utilizados, mas sem mencionar os devidos créditos. Da Aspirina, às batatas e a mandioca, assim como nomes de lugares, rios e cidades. Esses povos subjugados tem muito a nos ensinar. E o nosso papel enquanto produtores de conteúdo, é acessibilizar essas histórias para valorizar, reconhecer e dar voz a todos os povos”, disse o cineasta e cofundador e diretor CEO da Gazeta.

Foto – Gazeta do Cerrado

A Gazeta e a Raka agradecem a todos os parceiros pelo apoio neste momento especial, alem de formadores dr opinião participaram a deputada Professora Dorinha, o empresário e técnico Wanderlei Luxemburgo e outros.

Confira a Galeria de Fotos dos lançamentos: