Levar marmitas para o trabalho nunca esteve tão em alta. Além de ajudar a economizar dinheiro, planejar refeições é uma forma de manter a alimentação saudável e fugir das tentações do self service. Mas, para quem passa o dia fora e não tem tempo para cozinhar todos os dias, é necessário muita organização e praticidade. Caso você esteja pensando em começar a sair de casa com lanchinhos especiais e almoços, as dicas abaixo vão te ajudar.

1. Prepare o almoço do dia seguinte, junto ao jantar
A probabilidade de você esquecer ou não ter tempo para fazer a marmita de manhã é grande. Nesse período, as preocupações se concentram em acordar no horário certo, não se atrasar e, de quebra, ainda preparar os filhos para a escola, caso você seja mãe ou pai. Por isso, deixar o almoço preparado no dia anterior é a chave para manter-se firme à promessa de comer saudável.

2. Seja realista no planejamento
Muitas vezes, acabamos nos deixando levar pela empolgação, e planejamos uma rotina imensamente variada e difícil de seguir. Porém, tenha em mente que vai ser difícil você conseguir fazer receitas diferentes todos os dias. Sendo assim, pense em diferentes preparos fáceis, feitos em pequenas porções, que possam ser misturados em uma mesma refeição. Além disso, se você não está acostumado levar marmitas ao trabalho, tente não prometer que fará isso todos os dias, porque os esquecimentos podem ser frustrantes, o que te leva a desistir da missão mais rápido.

Ingredientes como frutas secas e tomatinhos são perfeitos para rechear a lancheira. Ideia esperta das sócias da Gastérea: use um pião como saleiro. Potinhos e caneca Japonique (Foto: Cacá Bratke)

3. Aposte em um bom recipiente
Potes com alta capacidade térmica podem ser muito caros, mas são extremamente úteis se você sai de casa cedo e precisa carregar alimentos para todo o dia. Além disso, as versões que possuem divisórias deixam a sua comida com uma aparência mais apetitosa, uma vez que os alimentos não se misturam durante o transporte. Procure por cumbucas leves e espaçosas. Também é bom ter uma lancheira especial.

4. Fique atento às compras
Concentre-se em ter uma despensa abastecida com alimentos essenciais, como verdes, frutas, ovos, arroz e batatas. Quando for ao mercado, planeje diferentes tipos de combinações e antes de comprar um produto, pense na receita que ele renderá. Os alimentos prontos, como saladas lavadas, podem ser mais caros, mas eles agilizam muito os processos na cozinha. Há também algumas opções de industrializados saudáveis, que quebram galhos.

Frutas a granel colorem o Mercado de Parnaíba  (Foto: Alexandre Schneider/Divulgação)

5. Envolva os perecíveis em gelo
Há bolsas térmicas que se parecem com placas de gelo. Quando congeladas, elas ficam duras e se encaixam perfeitamente na lancheira, para garantir com que suas saladas, iogurtes e frutas estejam bons para o consumo durante todo o dia.

6. Faça tudo de uma vez
Como já dito, você não terá tempo para cozinhar sempre, o que fará com que você desista de preparar as marmitas muito rápido. Por isso, utilize o domingo para preparar as misturas, como legumes, arroz e feijão. Você também pode deixar porções de carne moída ou frango desfiado congelados ou grelhar os filés na noite anterior ao consumo. As sobras das refeições em família nos finais de semana também podem ser muito úteis.

Frozen food in the refrigerator. Vegetables on the freezer shelves. Stocks of meal for the winter. (Foto: Shady Labib/ Reprodução)

7. Varie os temperos
Quando você cozinha para uma só pessoa, é provável que os alimentos se repitam com mais frequência. Por isso, aposte em preparos e temperos diferentes para não enjoar da comida.

8. Não deixe seus sanduíches ou refeições ficarem secos
Economizar nos condimentos para montar um sanduíche pode fazer com que ele fique mais fácil de comer e não se despedace na primeira mordida. Porém, lanches secos enjoam e são difíceis de mastigar. Já para as saladas, opte por deixar molhos e temperos separados, uma vez que folhas molhadas murcham. Você pode comprar bisnagas ou potes pequenos para manter os líquidos.