O ano de 2016 ficou marcado pela redução nos investimentos federais no setor agrícola. No decorrer de 2016, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) aplicou R$ 197,5 milhões no apoio à comercialização da produção da agricultura familiar, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Os valores são 25% inferiores ao que foi investido em 2015.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta que em 2016, com a redução no repasse, cerca de R$ 64 milhões deixaram de beneficiar os agricultores municipais. Essa verba, repassada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) e pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário da Casa Civil, é utilizada por quase 30 mil agricultores vinculados a associações e cooperativas de 477 Municípios brasileiros.

ApiaÌ/SP 23/Agosto/2007 Mata Atl‚ntica, Projeto de Desenvolvimento Sustent·vel (PDS) Professor LuÌs Davi de Macedo - Agricultor Juraci Aparecido Lopez Foto: Ubirajara Machado

ApiaÌ/SP 23/Agosto/2007
Mata Atl‚ntica, Projeto de Desenvolvimento Sustent·vel (PDS) Professor LuÌs Davi de Macedo – Agricultor Juraci Aparecido Lopez
Foto: Ubirajara Machado

A maior parte dos recursos foi destinada à chamada Compra com Doação Simultânea (CDS), pela qual os pequenos produtores fornecem alimentos diretamente para as redes socioassistencial, de ensino, de saúde e também para equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional.

O programa permite a aquisição de produtos como arroz, castanha-do-brasil e de caju, feijão, geleia, hortigranjeiros, frutas, pescados, laticínio e mel que são destinados aos equipamentos municipais das redes socioassistencial, de ensino e de saúde.