Mais de 2 mil kg de agrotóxicos vencidos foram apreendidos pela superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) no Tocantins, durante a Operação Ceres em Formoso do Araguaia e Lagoa da Confusão, regiões sul e oeste do estado.
Além dos agrotóxicos, o Ibama constatou também que o produto estava sendo aplicado numa área de 1.1 mil hectares de uma lavoura.
As aplicações estavam sendo feitas por um avião de pequeno porte. Equipes do Ibama e do MPE participaram da fiscalização na zona rural dos municípios.
O órgão disse ainda que na composição dos produtos, foram encontrados um ingrediente conhecido como Paraquat, prejudicial não apenas para humanos, mas também para o meio ambiente.
Vale lembrar que o Tocantins é um dos estados brasileiros com mais alto índice de contaminação por agrotóxico na água e o terceiro em notificação de contaminação.
De acordo com a Lei 9.605/98 o uso de agrotóxicos é considerado crime ambiental.
Cinco notificações e cinco autos de infração foram lavrados. Produtores foram orientados sobre como acondicionar regularmente os produtos.