O secretário de saúde de Nova Olinda, Jair Pereira Lima, está entre os moradores da cidade que testaram positivo para o novo coronavírus. Ele teve sintomas leves da doença e está em isolamento domiciliar, sem precisar de internação. A informação foi confirmada pela prefeitura da cidade. A família dele também fez testes e aguarda os resultados. O estado de saúde do secretário é estável.

Nova Olinda fica na região norte do Tocantins e tem uma das maiores taxas de incidência da Covid-19 no Tocantins. Com 11.819 habitantes segundo a estimativa mais recente do IBGE, a cidade já confirmou até esta quinta-feira (14) 32 pacientes com a doença. Isto é um caso para cada 369 moradores. Até esta quarta-feira a incidência era de um caso para cada 407 pessoas, mas o boletim epidemiológico mais recente registrou quatro novos pacientes no município.

LEIA: EXCLUSIVO GAZETA – “Tocantins pode se preparar para encarar dias duros”, analisa médico assessor do Ministério da Saúde sobre Covid

O secretário de administração da cidade, Adailton Feitosa, falou sobre as medidas que o município está implantando para tentar reverter a situação. “Estabeleceu-se pelo decreto o fechamento aí do comércio de um modo geral. A não ser por aqueles de caráter emergencial. Então estabelecimentos como bares, academias, salões de beleza, lojas de uma forma geral encontram-se com as suas atividades suspensas”, disse ele.

“Inclusive, a não utilização de máscara pode ensejar aí na aplicação de multa“, lembrou. Entre as medidas também estão a proibição de que restaurantes sirvam comida para consumo no local e o limite de oito pessoas dentro de cada casa, incluindo os moradores.

O município não tem unidade de saúde equipada para casos graves da doença e estes pacientes, se surgirem, serão encaminhados para Araguaína.

Até esta quinta, a Secretaria Estadual de Saúde confirmou 23 mortes e 1.029 casos de Covid-19 em todo o estado. 174 pacientes estão recuperados e 832 estão em isolamento.

fonte: G1 TO