Maju Cotrim

O MDB, que historicamente sempre foi considerado um dos maiores partidos do Tocantins, vive tempos de transição. A legenda agora sob comando do deputado estadual, Nilton Franco tem a maior bancada estadual na AL, a Deputada federal Dulce Miranda e a maior expressão política nacional do Tocantins hoje, o senador Eduardo Gomes, líder do governo no Congresso.

A Gazeta fez uma entrevista especial com o presidente do partido sobre os rumos, os caminhos na capital e as mudanças para as eleições deste ano nas campanhas do inteiror.

Deputado Estadual Nilton Franco

Veja a íntegra da entrevista:

*1- Como o MDB enxerga o cenário das eleições na capital?*

O cenário das eleiçoes em Palmas ainda é um cenário muito indefinido, são muitos pré-candidatos, mas acredito que mais para frente começa a se afunilar, a avançar as articulaçoes, tivemos um prejuízo nesse processo, por causa da pandemia, mas acredito que de agora em diante vai avançar as conversações, são vários os pré-candidatos e isso tudo causa uma indefinição grande no quadro da capital. Mas ja já começa a afunilar, vamos aguardar para ter uma definição mais clara e objetiva das eleições na capital.

*2- O MDB é oposição ao governo do Estado? Como avalia a gestão Carlesse?*

A bancada do MDB na Assembleia Legislativa, não é oposição ao governador Carlesse, pelo contrário, nós temos sido decisivos e parceiros ao governador Carlesse na Assembleia, é claro que há algumas divergências em algumas matérias, mas isso é normal dentro do parlamento, essa discurssão e as divergêncas, é para isso que existe o parlamento, é para isso que existem 24 deputados naquela casa, então tem algumas matérias em que nós divergimos e até votamos contra, eu particularmente, como presidente do partido e como deputado estadual e funcionário público deste estado, votei contra a Data Base apresentada pelo governo, e a favor dos fucionários públicos do estado, então em matérias como essa é que se diverge, mas a maioria da nossa bancada votou a favor do governo nesta matéria, mas isso não quer dizer que somos oposião, nós temos contribuido e muito com o governador Carlesse em todas as matérias importantes para o nosso estado, agora mesmo nós tivemos aí, e acabamos de votar um financiamento de R$ 300 milhões para construção da ponte de Porto Nacional e para duplicação da estrada Paraíso a Palmas, Palmas a Paraíso, essa estrada que é um sonho nosso e eu como parlamentar que representa essa região do Vale do Araguaia, eu tenho lutado muito através de requerimentos solicitando ao governo do estado a duplicação desta estrada, graças a Deus e ao governador Carlesse, a obra já está em andamento, e as máquinas já estão trabalhando, aqui o parabenizo, lembro que nós também aprovamos lá na Assembleia esse financiamento de R$ 150 milhões para ser concluida essa obra. Quero dizer que estamos embuídos a ajudar o governador Carlesse, se ele fizer um bom governo quem vai ganhar são os tocantinenses. A minha avaliação do governo dele é que existem muitas dificuldades, mas a gente torce e está ajudando, não só eu mas toda a nossa bancada do MDB, que é a maior bancada dentro da AL, a recomendação nossa como presidente e parlamentar é que possamos todos ajudar o governador, para que ele realmente faça um bom governo, as coisas já estiveram pior, acredito que estão melhorando, apesar da crise que estamos enfrentando, essa crise é atipica, ninguem estava preparado, nem o Tocantins, nem o Brasil e nem o mundo, para crise generalizada, estamos embuidos em ajudar o governador para que ele possa fazer uma grande administração.

*3- Como o MDB avalia as mudanças na campanha deste ano para os candidatos do interior?*

Olha, as mudanças já estão sendo vistas. A campanha deste ano para as candidaturas no interior será diferente, de pouco barulho, devido a essa situação atípica do Covid-19.
Será uma campanha mais ativa nas redes sociais. O que não impedirá o povo de observar e acompanhar os candidatos e suas propostas. E os que apresentarem melhores propostas, serão os eleitos, acredito.
Temos que nos preparar para fazer um programa de governo, todos, municípios e candidatos, para que as informações reais possam chegar no eleitor.”

*4- quantos prefeitos a legenda tem hoje e quantos quer eleger?*

Como presidente do partido estou muito feliz, em ver o avanço que o MDB teve no TO, com a eleição do governador Marcelo Miranda para presidente, ele iniciou esse trabalho, fez um belo trabalho, infelizmente teve que se afastar, eu assumi como vice-presidente, e hoje estou como presidente interino, por isso posso dizer, que fechamos a janela com saldo muito positivo, saímos de 18 diretórios para 100 diretórios prontos, e até as eleições espero que a gente conclua fazendo os 139 diretórios, em todos os municípios do estado do Tocantins, com isso vamos ter o partido mais organizado do Tocantins e do Brasil, posso falar com segurança, ganhamos também muitos valores, iniciamos um trabalho de articulação, eu e toda a executiva, os quatro deputados estaduais, o senador, Eduardo Gomes, a deputada federal, Dulce Miranda, que foi de fundamental importância nesse processo, assim criamos uma articulação com todos os líderes desse estado em todos os municípios, e com isso ganhamos, pois fechamos com 22 prefeitos de mandatos, 19 vice-prefeitos, quase 300 vereadores em mandato, e milhares e milhares de filiados do MDB hoje no Tocantins, então o partido fechou essa janela aí com saldo positivo, graças aos esforços de todos, estou muito feliz com tudo isso, o MDB virá muito forte para essas eleições, nós esperamos eleger no mínimo 40 a 50 prefeitos agora neste ano, o saldo é positivo, vamos eleger também centenas e cetenas de vereadores e vice-prefeitos.

*5- Em 2022, quais os planos do MDB para o governo?*

Para 2022 não tenho nenhuma dúvida que o MDB vai vir forte, muito fortalecido, para buscar o governo do Estado novamente, vamos ter candidatura própria para governador em 2022, nós vamos eleger nosso governador que é o nosso principal objetivo. O MDB criou uma musculatora grande a nível de estado, o partido está muito bem colocado em todo estado do Tocantins, com lideranças firmes e importantes, e isso faz a difereça, por isso o saldo é positivo. Acredito que vamos galgar e vencer.

*6- Sobre as eleições na capital, Raul é a aposta total do partido ou a legenda está aberta a composições?*

Em relaçao a capital Palmas, o prefeito Raul filiou-se ao MDB, então vai depender da situação jurídica dele, eu sei que é instável, e estamos aguardando essa decisão, o partido também…. independente se não der certo a candidatura do Raul, estaremos abertos a conversa com os demais partidos e demais canditados, até provavelmente vir com candidatura própria do partido, não está descartado, ou que seja o Raul, ou que seja outro nome, nós temos dentro do partido vários nomes preparados e prontos para o embate, com bons projetos, ou então, pudemos estar conversado e discutindo alianças com outros partidos, o MDB não fecha porta para ninguem, pra ninguem pode ser a prefeita Cinthia, pode ser qualquer outro candidato que está se apresentando como pré-candidato, vamos conversar com todos, nós nao temos dificuldades e nem conflitos com nenhum pré-candidato e com nenhum partido, então esse é o novo MDB, esse é o MDB que está ai postado, discutindo um projeto novo que possa beneficiar todos da nossa capital Palmas e também do nosso estado do Tocantins. O MDB está pronto para conversar com todos ou vir com candidatura própria.