Índice de satisfação em 94,2% e nível de confiança em 88%. Este foi o resultado da pesquisa realizada no último dia 15 de novembro, data das eleições municipais, com quase três mil eleitores tocantinenses. Buscando a melhoria contínua na prestação de serviços ao cidadão e estimar o grau de satisfação do eleitor com os serviços prestados, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) realiza a cada dois anos pesquisa de imagem e opinião pública com eleitores de todo o estado.

O índice de satisfação do eleitor com a Justiça Eleitoral em 2020 cresceu 7,4 pontos percentuais em relação a 2018, quando o índice registrado foi de 86,8%. Neste ano, a pesquisa apontou que 94,2% do eleitorado está satisfeito com os serviços prestados.

Leia também – Saiba quem são as 20 gestoras eleitas no TO

Outro ponto destacado na avaliação é o índice de confiança na Justiça Eleitoral, que este ano atingiu índice de 88%. Aumento em relação à 2018 foi de 23,3 pontos percentuais.  Em relação à confiança do eleitor na urna eletrônica, questão incluída na pesquisa este ano, 72,1% dos entrevistados afirmar confiar no sistema de votação eletrônico.

“Ressaltamos que esse avanço no índice de confiança na Justiça Eleitoral é fruto das campanhas de combate à desinformação realizadas em nível nacional, e com atividades específicas desenvolvidas pelo nosso Regional. A educação política da sociedade e o combate à desinformação integram um dos principais eixos de atuação da Justiça Eleitoral do Tocantins. Desenvolver ações e atividades que promovam o aprimoramento e compreensão da sociedade sobre o processo eleitoral é fundamental para que sejam mitigadas a proliferação de informações falsas ”, avaliou o desembargador Eurípedes Lamounier, Presidente do TRE-TO.

Outra pergunta inserida na pesquisa em 2020, devido às circunstâncias extraordinárias em razão do COVID – 19, foi sobre as medidas de proteção à saúde pública implementadas durante as eleições municipais, no contexto da pandemia. Avaliação muito positiva, sendo que 95% dos entrevistados afirmaram se sentirem seguros para comparecer aos locais de votação e exercer o direito ao voto.

Pesquisa

No dia 15 de novembro foram entrevistadas 2.936 pessoas em 40 locais de votação nos municípios de Palmas, Gurupi, Formoso do Araguaia, Couto Magalhães e Campos Lindos.

Nas entrevistas foram abordadas diversas questões, dentre as quais os requisitos dos clientes (celeridade, confiança, segurança, transparência, atendimento e acessibilidade), comunicação, e o papel da Justiça Eleitoral, bem como sugestões de melhoria nos serviços do TRE – TO.

Ao fazer um comparativo com os dados e índices alcançados em pesquisas realizadas em anos anteriores, o assessor de Pesquisa Estratégia e Gestão da Qualidade, José Paiva, destacou que o Regional Tocantinense está em constante evolução e aprimoramento no atendimento ao eleitor-cidadão. “O principal índice a destacar – satisfação do eleitor, é um consolidado de nove requisitos variáveis sobre a qualidade dos serviços prestados no dia das eleições. Atingir esse patamar de  94% é um índice excelente, o que apresentou uma evolução ao apurado em 2018. O que indica então que foram feitas análises sobre o que poderia ser melhorado e as ações tomadas surtiram efeito e isso refletiu nos resultados, nos trabalhos e na percepção do eleitor em relação à Justiça Eleitoral do Tocantins”, ressaltou Paiva.

Acesse aqui a íntegra da pesquisa.

Leia também