O atendimento é realizado duas vezes ao ano nas UBS e garante a manutenção do benefício às famílias.
A Prefeitura de Araguaína iniciou no mês de agosto a segunda etapa anual de acompanhamento de saúde voltado à população beneficiada pelo Programa Bolsa Família. O atendimento é realizado nas UBS (unidades básicas de saúde) mais próximas da residência de cada família, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.
De acordo com a coordenadora do Programa Bolsa Família, Divina Pimenta, o objetivo do acompanhamento é garantir o cumprimento das ações de responsabilidade da família, que incluem a assistência básica de saúde.
“Este programa tem a intenção de promover acesso aos direitos sociais básicos para famílias de baixa renda, em contrapartida ao auxílio financeiro. Com isso a população que recebe o auxílio se compromete a manter o acompanhamento de saúde das crianças e as gestantes fazem o acompanhamento pré-natal, assim melhoramos a qualidade de vida da população como um todo”, explicou a coordenadora.
Monitoramento
O atendimento é feito todo semestre com a realização do pré-natal pelas gestantes, o monitoramento do crescimento e desenvolvimento infantil e imunização das crianças menores de 7 anos. Durante a visita à UBS é necessário apresentar o cartão do Bolsa Família, cartão de vacinação das crianças e o cartão da gestante.
O procedimento é obrigatório e a família que não realizar o acompanhamento poderá ter seu benéfico bloqueado. As gestantes que já recebem o benefício do Bolsa Família, devem informar a gravidez para poder receber o benefício variável de gestante. Após o nascimento do bebê, a mãe deverá ir à Secretaria da Assistência Social do Município para incluir a criança no cadastro.
UBS
Este semestre, as unidades que estão realizando o atendimento dos beneficiários do Bolsa Família são a UBS Avany Galdino da Silva (Bairro São João), UBS Couto Magalhães (Setor Couto Magalhães), UBS Lago Azul,
Fonte: Prefeitura de Araguaína